icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Na CBN, Caiado chama federação de 'decisão de cartola' e defende candidatura do 'União' na PB

Presidenciável afirmou que acordo nacional ignora realidade de cada estado e sugeriu que PP também tenha candidato.

Publicado em 11/04/2025 às 12:46 | Atualizado em 11/04/2025 às 13:04


				
					Na CBN, Caiado chama federação de 'decisão de cartola' e defende candidatura do 'União' na PB
Ronaldo Caiado concede entrevista à CBN João Pessoa. Felipe Nunes

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), defendeu em entrevista à CBN João Pessoa, nesta sexta-feira (11), que os partidos União Brasil e Progressistas tenham candidaturas próprias ao Governo da Paraíba, em 2026, sem que estejam unidos em uma federação partidária. Ele chamou a possível união de "decisão de cartola".

De acordo com Caiado, que tenta se viabilizar como pré-candidato à Presidência da República pelo União Brasil, a federação ignora a realidade política de cada estado, como é o caso da Paraíba. "Você vai querer, em veze de ser uma decisão do povo da Paraíba, vai querer aniquilar essa alternativa?", questionou.

Na avaliação do presidenciável, a possível federação dividiria dois partidos "irmãos", em vez de unir as lideranças dessas legendas localmente. "São dois partidos estruturados, então para que essa federação e a quem ela interessa, já que vai acirrar os ânimos entre essas lideranças que poderiam fazer aliança ou disputar entre si?", questionou.

Candidatura de Efraim

Questionado sobre possível palanque na Paraíba com eventual candidatura do senador Efraim Filho ao Governo do Estado, Caiado disse esperar que tanto o União quanto o PP possam consolidar suas candidaturas. O nome de Efraim representaria o palanque dele no estado.

"Impedir a candidatura de alguém que se sente credenciado, seja do PP ou do União, é decisão de bolsa de colete, decisão de cartola, que não respeita à base eleitoral dos partidos", afirmou.

O presidenciável avaliou que a decisão sobre a federação deve passar por uma convenção nacional. "O que não podemos ter é garrotear, estrangular as pretensões de dois líderes [do União Brasil e do PP, que vão para as urnas]", disse.

Ouça a entrevista na íntegra no site da CBN.

Imagem

Felipe Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp