POLÍTICA
Na CBN, Jutay critica 'excessos' em atos da esquerda e da direita contra Hugo Motta
Neste domingo (14), em manifestação ocorrida em João Pessoa, Hugo Motta foi comparado a fezes de gato.
Publicado em 15/12/2025 às 15:31 | Atualizado em 15/12/2025 às 21:59

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) saiu em defesa do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos), alvo de manifestações em todo o país neste domingo (15), inclusive na Paraíba. Ele classificou os atos como legítimos, mas criticou 'excessos'.
Neste domingo (14), no ato convocado por partidos de esquerda, realizado em João Pessoa, Hugo Motta foi comparado a fezes de gato, com frase escrita em um dos cartazes levados por militantes para a manifestação. O protesto era contra a votação do 'PL da dosimetria'.
De acordo com o parlamentar, o presidente da Câmara tem sofrido pressões "injustificadas", tanto da esquerda quanto da direita. Segundo ele, o deputado foi comparado ao 'diabo', por lideranças no interior da Paraíba. “A democracia prevê a livre manifestação, agora quando você extrapola o senso comum, acho que isso é ruim para a democracia”, afirmou.
Na avaliação de Jutay, no ato de esquerda ocorrido em João Pessoa, o “bom senso foi ultrapassado com falas agressivas”. “As pessoas estão extrapolando, fora de si, de entender que a política é uma coisa, mas a pessoa é outra. Você tem mecanismos para se opor [mas não para agredir]”, afirmou.

Jutay Meneses avaliou, ainda, que o ambiente polarizado prejudica o avanço do país. “Quando Hugo Motta atende o PT, é atacado pela extrema direita. Mas quando atende a direita [é atacado pela extrema esquerda]”, disse.
Na semana passada, Hugo Motta foi duramente criticado por uma decisão que retirou jornalistas do Plenário da Câmara durante uma ocupação da Mesa Diretora pelo deputado Glauber Braga (PSOL).
Palanque em 2026
Apesar do desgaste provocado pelas manifestações, fato que pode distanciar o Partido dos Trabalhadores de um palanque com o presidente da Câmara, Jutay Menses citou a 'força' do partido na Paraíba como ingrediente decisivo em 2026.
Em relação à chapa governista, ele avaliou que o Republicanos poderá indicar um nome para ocupar o espaço de vice na chapa. “O partido tem muita força para fazer essa indicação”, disse. Questionado, o deputado disse que é "partidário" e sinalizou que seguirá as orientações da sigla nas eleições do próximo ano.

Comentários