POLÍTICA
Na CBN, presidente do TJPB confirma estudos para construção de nova sede: 'É meta dessa gestão'
Uma das áreas avaliadas é o terreno do antigo Clube Astréa, no bairro de Tambiá
Publicado em 26/02/2025 às 14:17 | Atualizado em 27/02/2025 às 8:35

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Fred Coutinho, disse nesta quarta-feira (26), em entrevista à Rádio CBN, que deu início a estudos para a construção de uma nova sede do Poder Judiciário estadual, contemplando as recentes ampliações da Corte.
De acordo com o desembargador, o atual prédio, situado na Praça dos Três Poderes, no Centro da Capital, apesar de ser "histórico e belíssimo", não suporta mais as atuais demandas do tribunal. "Nossa história está ali, e deve ser preservada. Mas nossa estrutura cresceu, e lá não contempla nem [o trabalho dos novos desembargadores]", disse.
De acordo com a apuração do jornalista Felipe Nunes, o tribunal avalia construir a nova sede no local onde hoje é o prédio do antigo Clube Astréa, no bairro de Tambiá. Na entrevista, o desembargador confirmou a informação, mas disse que há outras possibilidades sendo avaliadas, como áreas na região Central e na Zona Sul da cidade.
"Está em nosso radar, pelo menos, colocar a primeira pedra dessa futura construção. A ideia de nossa gestão é estudar com muita maturidade o início dessa obra, que não é pequena", informou.
No ano passado, o Tribunal aprovou a criação de mais sete vagas, que já foram preenchidas, ampliando de 19 para 26 o número de vagas na corte estadual. A medida contou com o aval da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O novo prédio, portanto, também deve contemplar as novas equipes.
"Queremos deixar uma obra não somente para o presente, mas uma obra para o futuro, para que ela venha e venha para ficar, por muitas e muitas décadas. É uma meta dessa gestão, iniciar um novo tribunal", disse.
Confira a entrevista de Fred Coutinho à CBN, na íntegra, aqui.
Comentários