POLÍTICA
Nabor elege educação como principal prioridade de governo
Prefeito de Patos participa do projeto "E agora, prefeito?" e diz que a área de educação terá tratamento preferencial em sua segunda gestão.
Publicado em 16/04/2009 às 14:50
Phelipe Caldas
O prefeito Nabor Wanderley (PMDB), de Patos, foi entrevistado nesta quinta-feira (16) pela Rede Paraíba de Comunicação, dentro do projeto “E agora, prefeito?”, que tem como objetivo analisar os 100 primeiros dias de gestão municipal. Durante os sessenta minutos de entrevista, seu foco principal foi em definir a educação como prioridade de governo. Mas ele destacou ainda que alguns concursos públicos serão feitos ainda este ano e garantiu que as parcerias feitas em seu governo com Oscips teve o aval prévio do Tribunal de Contas do Estado.
Na área de concurso público, por exemplo, ele ponderou que não iria entrar em detalhes sobre os termos dos concursos, mas antecipou que eles iriam acontecer em setores como educação e saúde. Na questão de segurança pública, ele disse que é interesse do município criar uma guarda municipal, mas apenas quando a Prefeitura tiver orçamento para suprir os gastos extras.
No que diz respeito as Oscips, ele rebateu as acusações de que elas eram ilegais e frisou que só firmou as parcerias quando fez uma análise prévia ao TCE. E que, apesar das parcerias terem trazido economias à cidade, elas foram encerradas tão logo o próprio TCE sugeriu.
Mas o principal tema do prefeito foi sobre a área de educação. Ele disse que está ampliando e reformando quatro escolas municipais, investindo em ônibus para o transporte escolar e construindo cinco novas creches.
Nabor frisou ainda que melhorou a merenda escolar e que desde o início de seu primeiro mandato os professores já tiveram aumento de 102%. Ele falou ainda que vem fazendo parcerias com universidades abertas, para a capacitação dos professores, e que vem distribuindo gratuitamente o fardamento escolar.
“Em Patos, o professor ganha bem acima do piso salarial da educação de R$ 950”, garantiu.
O prefeito falou ainda sobre os problemas da chuva na cidade e disse que a Prefeitura de Patos vem fazendo sua parte no que diz respeito ao atendimento emergencial das vítimas das enchentes. Segundo ele, são cinco abrigos montados na cidade para atender a população com medicamentos, colchões, cestas básicas e água potável.
Ele disse também que vai participar do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para amenizar o grande déficit habitacional existente.
Veja mais detalhes sobre a entrevista no acompanhamento em tempo real feito pelo Paraíba1.
Comentários