icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Nova decisão garante validade da posse do prefeito de Santa Rita

Decisão publicada na edição desta quarta-feira (14) do Diário da Justiça garante a validade da posse do prefeito eleito Marcus Odilon (PMDB) em Santa Rita.

Publicado em 14/01/2009 às 11:26

Da Redação

Depois de mais de uma semana para finalizar o impasse sobre a posse do presidente da Câmara de Santa Rita, houve confusão também sobre a validade da posse do prefeito e do vice da cidade.

Na decisão publicada na edição desta quarta-feira (14) do Diário da Justiça, o juiz Tércio Chaves garante a validade da posse do prefeito eleito Marcus Odilon (PMDB) em Santa Rita. Ele teve sua posse questionada pelo presidente da Câmara, Ednaldo Pereira (PR), que alegou na justiça que o prefeito havia sido empossado numa sessão inválida, que aliás teria dado posse e eleito um outro presidente para a Câmara.

No entanto, o juíz Tércio Chaves considerou que, como um dos vereadores empossados na sessão da manhã, e portanto regularizado, esteve presente e partidipou com voto da posse do prefeito, a sessão foi válida.

Entenda - No dia 1º de janeiro, seis vereadores se reuniram, às 10h, e tomaram posse. Além disso elegeram um deles como presidente da Câmara. A Sessão aconteceu num prédio público porque a Câmara estava trancada. No mesmo dia, às 18h, a Câmara foi aberta e uma nova sessão de posse aconteceu. Nesta, os demais vereadores tomaram posse e elegeram um novo presidente. Este presidente, inclusive, deu posse ao prefeito.

Depois disso, a briga pela presidência da Câmara foi parar na justiça. Ednaldo pedia a invalidação da segunda sessão de posse, inclusive a anulação da posse do prefeito. Na decisão mais recente da Justiçam ficou decidido que a posse e eleição da mesa dirtetora da Câmara que vale é a que aconteceu às 10h. No entanto, a posse do prefeito e vice-prefeito está garantida por conta da participação de um dos vereadores empossados pela manhã na sessão.

Confira a decisão publicada na edição de hoje do Diário da Justiça.

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 999.2009.000003-8/001 - Comarca de Santa Rita - RELATOR: Dr. Tércio Chaves de Moura - Juiz Convocado em substituição ao Des. Márcio Murilo da Cunha Ramos.
- AGRAVANTE: Câmara Municipal de Santa Rita, representado por seu Presidente Ednaldo Pereira e outros.
- ADVOGADO: Francisco Pereira Sarmento Gadelha e outros.
- AGRAVADO: Prefeito do Município de Santa Rita, Vice-Prefeito do Município de Santa Rita e outros - DECISÃO: Indefiro o requerimento de fls. 207/211, pelos fundamentos constantes na decisão proferida às fls. 202/205, até mesmo porque um dos próprios autores do pedido de reconsideração participou, com voto, da 1ª sessão de eleição da mesa diretora, realizada às 10h00. Nesse norte, e seguindo-se os princípios gerais de direito, ninguém pode se beneficiar de nulidade a que deu causa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp