POLÍTICA
Novo presidente da Famup promete lutar por maior repasse aos municípios
Prefeito de Sobrado, George Coelho assume nesta segunda comando da Federação.
Publicado em 07/01/2019 às 9:05 | Atualizado em 07/01/2019 às 17:15
Com o compromisso de lutar para ampliação do repasse federal de tributos aos municípios paraibanos, o prefeito de Sobrado, George Coelho, toma posse nesta segunda-feira (7) como novo presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). A posse acontece às 17h no auditório da Asplan, em João Pessoa, e deverá contar com a presença de autoridades e prefeitos e prefeitas da Paraíba.
Em entrevista à CBN Paraíba, George Coelho destacou que o modelo de 59% para o governo federal, 25% para os estados e 14% para os municípios é um modelo injusto. Ele disse que pretende se unir à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para pressionar o Congresso Nacional e governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) pela aprovação de um novo pacto federativo.
>>> Prefeituras pagam 13º, mas não quitam folhas de novembro e dezembro
>>> Bolsonaro sanciona congelamento de cálculo do FPM até 2020 e beneficia três cidades da PB
"É uma luta que já vem há algum tempo, que se fala muito no pacto federativo, mas agora o momento chegou ao limite. Esperamos que esse novo governo, já que eles falam tanto em descentralização e liberação da economia, que venha fazer com o município receba o que é devido. Há muita dificuldade das prefeituras por falta de recursos", lamentou o novo presidente da Famup.
Eleição
George Coelho foi eleito para a presidência da Famup no último dia 6 de dezembro. Ele venceu o prefeito de Cubati, Dudu Dantas (PSB), que era apoiado pelo atual presidente da Famup, Tota Guedes, com 67 votos contra 60 do concorrente.
A nova diretoria da Famup é composta ainda por Graciete Dantas (PSDB), representante do Curimataú, na 1ª vice-presidente; o prefeito de Boa Vista, André Gomes (PDT), que vai representar a região do Cariri, na 2º vice-presidência.
Confira os eixos de propostas de George e Graciete para a Famup:
Eixo 1: Força Política e Institucional buscando o fortalecimento da FAMUP
Fortalecer a imagem da FAMUP, representar os interesses municipais junto às demais instituições, manter posicionamento em temas relevantes para o Sistema Municipalista e a sociedade em geral.
Eixo 2: Consultoria em Áreas Técnicas
Oferecer aos Municípios filiados apoio Técnico por meio do qual consultores especializados nas áreas de Finanças Públicas, Contabilidade Pública, Jurídica e Controle Interno.
Eixo 3: Políticas Públicas e Banco de Boas Práticas
Contribuir para o fortalecimento das políticas públicas junto aos municípios, em especial por meio dos consórcios e das Associações de Municípios. Promover a troca de experiência e a difusão de boas práticas da gestão municipal.
Eixo 4: Tecnologia e Gestão Eficiente
Fomentar e incentivar a gestão eficiente e a inovação nos municípios, através da implantação e estímulo às políticas e aos programas de inovação, eficiência e sustentabilidade.
Comentários