POLÍTICA
Oito candidaturas em Campina descumprem 30% de mulheres
Oito coligações registradas em CG, para disputar o cargo de vereador, não estão cumprindo a cota mínima de 30% de candidatas mulheres.
Publicado em 12/07/2012 às 6:00
Dados do sistema de estatísticas de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que oito coligações proporcionais registradas para disputar as eleições em Campina Grande, no cargo de vereador, não estão cumprindo a cota mínima de 30% de candidatas mulheres. De acordo com a lei eleitoral, os partidos que não cumprirem a cota poderão ter todas as candidaturas da coligação impugnadas. Os partidos foram notificados e têm até 72h para regularizar a situação.
Ao todo, estão inscritas 12 coligações proporcionais, totalizando 365 candidatos. Juntas, as oito coligações que não estão cumprindo a cota de gênero somam 286 candidatos, o que representa 78,3% do total. Se não efetuarem a regularização no tempo determinado pela Justiça Eleitoral, todos os 286 postulantes a vaga na Câmara pelas oito coligações correm o risco de ter as candidaturas impugnadas, mediante solicitação do Ministério Público.
O caso mais desproporcional é do PTB, que registrou 100% de candidaturas masculinas com 12 homens postulando as vagas na Câmara. Já na coligação 'Pra Campina Crescer em Paz II' (PT/PSDC/PRTB), a proporção é de 85% de homens e 15% de mulheres entre as 20 candidaturas apresentadas. Com a coligação 'Por Amor a Campina I' (PSB / PRP / PSDB / PSD), o índice para os 42 candidatos é de 76,1% para homens e 23,9% para mulheres.
Em seguida está a coligação 'Por Amor a Campina III' (PRB/DEM), que de 43 postulantes, 74,4% são homens e 25,6% mulheres. A coligação 'Pra Campina Crescer em Paz I' (PP/PPS) e o PMN no ranking do gênero, têm maioria masculina de 73,8% e 73,5%, respectivamente.
Duas coligações estão mais próximas de atingir a cota mínima de 30%. A coligação Campina Grande Ideal I (PSC/PCdoB) registrou 46 candidaturas (71,7% masculinas e 28,3% femininas). No caso da coligação 'Por Amor a Campina II' (PSL / PTN / PV / PT do B), a maior de todas, com 47 candidatos, a proporção é de 70,2% para homens e 29,7% para mulheres.
De acordo com a chefe de cartório da 71ª Zona Eleitoral de Campina Grande, Maria Helena Santana, os partidos e coligações já foram notificados sobre o problema pelo juiz Giovanni Magalhães Porto.
Comentários