POLÍTICA
Cartaxo anuncia que ônibus de João Pessoa voltam a circular no dia 6 de julho
Segunda etapa do plano de retomada das atividades foi divulgada nesta sexta-feira.
Publicado em 26/06/2020 às 11:29 | Atualizado em 26/06/2020 às 18:37
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), detalhou, nesta sexta-feira (26), o que deve ser reaberto na segunda fase do plano de flexibilização na capital, na próxima segunda-feira (29). Atividades realizadas por profissionais liberais como advogados e contadores, e de atletas profissionais estão liberadas, assim como o funcionamento de lojas de materiais de construção. Mas, como antecipado pelo Blog de Suetoni, a principal mudança será o retorno do funcionamento do sistema de transporte urbano, de forma restrita, agora anunciado para a partir do dia 6 de julho.
Cartaxo explicou que, para o retorno da circulação de ônibus, algumas medidas preventivas devem ser tomadas pelas empresas do Consórcio que funciona na capital. Todos os profissionais deverão ser testados para Covid-19 antes de assumirem as funções, seja de motoristas ou cobradores. Os ônibus, paradas de ônibus e terminais de integração serão higienizados. Outra determinação é que só poderão entrar nos ônibus quem estiver de máscara.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros em João Pessoa (Sintur-JP), todos os motoristas ganharam um kit individual com máscara de tecido e álcool em gel. Além disso, as empresas vão aferir a temperatura dos operadores antes do início de cada jornada de trabalho.
"Estamos vivenciando o maior desafio do ponto de vista da saúde, da administração e social dos últimos 100 anos. É algo que nos faz pensar e agir com muita responsabilidade. Não são decisões simples, mas temos alguns parâmetros que norteiam nossas decisões. A prioridade é salvar vidas", enfatizou Cartaxo, na coletiva.
Quem retorna
A partir de segunda-feira, os profissionais liberais poderão retomar as atividades, respeitando o distanciamento de 1,5m e priorizando reuniões remotas ou previamente agendadas, mas sem aglomeração. Advogados, contabilistas e outros profissionais chegaram a entrar na Justiça para garantir o funcionamento e tiveram as atividades barradas. Agora, eles poderão abrir as portas para o atendimento ao público com o atendimento de protocolos de segurança.
Também será autorizado o retorno das atividades dos atletas profissionais, em especial os atletas do futebol paraibano, para treinos. A Prefeitura fechou uma parceria com a Federação Paraibana de Futebol (FPF) para realização de testes nas equipes da capital, a exemplo do Botafogo, CSP e Auto-Esporte.
As lojas de materiais de construções também podem funcionar livremente a partir deste segunda-feira, com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento, a fim de evitar aglomeração de pessoas, priorizando os serviços de delivery ou drive-thru, caso realizem.
Já as atividades religiosas seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas, mantendo os critérios da primeira fase.
"É preferível um passo firme, mas gradual, do que termos que recuar", destacou o prefeito. "João Pessoa não pode baixar a guarda porque ainda não estamos em situação de conforto para flexibilizar. É preciso segurança e prudência para cuidar da vida das pessoas", completou.
A abertura dos shoppings e do comércio, formal e informal, também foi adiada para a terceira fase da flexibilização. Pelas regras estabelecidas anteriormente, também estarão fechadas as praias, praças e parques, além das feiras livres, academias, museus, cinemas, teatros e atividades educacionais. Os serviços públicos não essenciais também terão restrições.
Planejamento estratégico
A Prefeitura de João Pessoa informou que a reabertura gradual se dará em quatro fases. A data da terceira etapa do Plano de Flexibilização está prevista para o dia 13 de julho, sempre a partir da análise de critérios epidemiológicos de controle da doença.
Na primeira fase foram liberados setores econômicos como a construção civil, concessionárias, revendas e locadoras de veículos, além de salões de beleza, desde que o atendimento seja feito com hora marcada. Bares, restaurantes, shoppings, centros comerciais e estabelecimentos de varejo podem funcionar por delivery e drive thru.
https://www.facebook.com/PrefeituraDeJoaoPessoa/videos/565083464375700/
Comentários