POLÍTICA
Oposição volta a barrar votação e promete radicalizar ainda mais
Nesta quarta-feira (1) os deputados estaduais voltaram a obstruir a votação de matérias. Agora eles dizem que se o Governo não dialogar com as categorias vão barrar os projetos na Comissão.
Publicado em 01/06/2011 às 11:21
Jhonathan Oliveira
Os deputados estaduais de oposição voltaram a obstruir a votação na Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (1). Eles exigem que o governador Ricardo Coutinho (PSB) receba os representantes da Saúde e da Educação para resolver os problemas dos dois setores e enquanto isso não for feito vão impedir que projetos do Executivo sejam apreciados. O bloco pretende radicalizar ainda mais e promete barrar as matérias de autoria do governo na Comissão de Orçamento, onde tem maioria.
De acordo com o presidente da Comissão de Orçamento, Gervásio Maia (PMDB),a obstrução será uma atitude extrema caso o Governo continue a se negar a dialogar. "Se ele não negociar, não passará nada na Comissão de Orçamento. Iremos obstruir mesmo",disse o parlamentar.
O deputado destacou que a oposição está agindo dentro do que lhe cabe e afirmou que é a primeira vez que é necessário tomar essas atitudes. "Sinceramente esperamos que o Governo dialogue", disse.
Na sessão desta quarta-feira (1) havia quórum necessário para que fosse aberta votação, mas alguns deputados de oposição deixaram o plenário para que não acontecesse a apreciação de matérias. No momento da verificação de quórum o painel eletrônico da Assembleia registrava a presença de 23 deputados, mas apenas quinze estavam no plenário.
"Eu apelo para que os deputados retornem ao plenário e possamos ter um quórum suficiente para dar continuidade à ordem do dia", pediu o líder do Governo, deputado Lindolfo Pires, no momento da manobra. Apesar disso eles não retornaram e a votação ficou prejudicada.
"Quem fica prejudicado com essa atitude, não somos nós deputados é a população. Porque nós deputados estamos recebendo e não estamos trabalhando", afirmou o deputado João Gonçalves (PSDB).
Convocação do governador
Com a ação da bancada de oposição o requerimento de autoria do deputado Luciano Cartaxo (PT) ficou impedido de ser votado. A matéria estava na pauta da sessão desta quarta-feira.
"Infelizmente o requerimento ficou prejudicado, pois ele estava na pauta.Mas, isso é uma decisão da nossa bancada e enquanto o governador não receber as categorias nós não vamos votar nada", disse Cartaxo.
Comentários