POLÍTICA
Paraíba não cumpre meta de concluir inquéritos policiais
Ministério Público Estadual explica que os inquéritos são de difícil elucidação.
Publicado em 14/06/2012 às 11:44
A Paraíba não conseguiu cumprir a meta de concluir os inquéritos de homícidios instaurados até dezembro de 2007. Os números da Paraíba foram divulgados no relatório da Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) apresentado em Brasília pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça.
O relatório mostra que Acre, Roraima, Piauí, Maranhão, Rondônia e Mato Grosso do Sul cumpriram a meta. Dos 134.944 inquéritos iniciais, 43.123 foram concluídos e em 8. 287 os suspeitos foram denunciados à justiça. Os estados com pior desempenho na execução da Meta 2 foram Minas Gerais (3,24%), Goiás (8,09%) e Paraíba (8,83%).
A explicação dada pelo coordenador do CAOP criminal do Ministério Público Estadual, Bertrand Asfora, é que são inquéritos de difícil elucidação, daí a demora na conclusão. "Nós decidimos ir com calma, com cautela, mesmo sabendo do cumprimento da meta. O que importa é o combate a impunidade", afirmou. Segundo ele, os inquéritos de 2007 estão sob a responsabilidade da Força Nacional que se encontra na Paraíba.
Ele informou que duas promotoras de Justiça foram designadas para atuar nos inquéritos do ano de 2007 e os números atuais revelam que a Paraíba está em situação melhor da que foi apontada no relatório da Meta 2 do Enasp. "Hoje nós já chegamos a um número bem maior do que foi informado a um tempo atrás. Nós vamos cumprir a meta, pois este é um compromisso do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro", afirmou Bertrand.
Comentários