icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Paraíba sobe cinco posições e chega à 10ª no Ranking de Competitividade

Resultados foram apresentados pelo governador e representante da CLP, no Palácio da Redenção.

Publicado em 22/11/2017 às 13:54 | Atualizado em 10/03/2023 às 15:29


                                        
                                            Paraíba sobe cinco posições e chega à 10ª no Ranking de Competitividade
Trevo das Mangabeiras

O Estado da Paraíba passou da 15ª para a 10ª posição nacional e 1º no Nordeste no Ranking de Gestão e Competitividade. O levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), foi apresentado nesta quarta-feira (22), durante seminário realizado no Palácio da Redenção. Conforme o relatório, a Paraíba teve destaque na Educação com o ganho de cinco posições em relação à edição passada (de 19ª para 14ª colocação) por conta do ganho com os indicadores de taxa de frequência líquida do ensino fundamental e taxa de frequência líquida do ensino médio.

O Estado se classificou em 4º lugar em Infraestrutura, em 8º em Inovação e Potencial de Mercado, enquanto que em Segurança Pública se posicionou em 13º. Nos pilares de Educação, Solidez Fiscal e sustentabilidade Ambiental, o estado ficou em 14º lugar. Em 16º em Capital Humano e Sustentabilidade Social. Eficiência da Máquina Pública se posicionou no 17º lugar.

O evento contou a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB), que festejou o resultado. “Estamos melhorando a situação da população em meio a um situação de extrema crise”, avaliou.

O secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, avaliou que o ranking é um reconhecimento ao trabalho que a Paraíba vem fazendo nos últimos sete anos. “O estado ainda não satisfeito. É um grande desafio para que no próximo ano a Paraíba possa melhorar e quem sabe subir mais alguns degraus e ficarmos entre os cinco melhores do país. Temos muito potencial, tanto que empresários já estão vindo se instalar na Paraíba por causa desse ranking”, comentou.

Mesma opinião compartilhou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, que fez referência à solidez fiscal do estado. “O equilíbrio das contas públicas do estado, a manutenção da capacidade de investimento e a priorização para que isso acontecesse foi exatamente o que determinou a melhoria de indicadores tão importantes como esses”, comentou.

Segundo Waldson Souza, o evento vem para consolidar a posição tida pelo estado da Paraíba em um ranking que classifica as unidades da federação dentro dos aspectos de crescimento de indicadores sociais, econômicos e financeiros.

Ranking de Competitividade dos Estados

O Ranking, que está em sua sexta edição, faz uma análise comparativa da capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares temáticos. Entre os indicadores, 36 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental compõem o quadro.

A presidente da CLP, Luana Tavares, destacou que os ranking é feito através da coleta, anualmente, de dados de fontes oficiais, em parceria com a consultoria Tendências. “Colocamos todos esses dados numa estrutura de ranqueamento para mostrar quais são só dados e indicadores sociais relevantes para a população e para o ambiente de negócios. Viemos discutir com os interessados o que mais pode se fazer no estado para manter essa crescente, que é um desafio muito grande”, pontuou.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp