POLÍTICA
PB tem mais 63 leitos de UTI habilitados pelo MS para tratamento de Covid
Portaria também destinou R$ 9 milhões para ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
Publicado em 28/05/2020 às 11:08 | Atualizado em 28/05/2020 às 13:14
O Ministério da Saúde habilitou 63 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de adulto diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) e também estabelece recurso do bloco de manutenção das ações e serviços públicos de saúde para o combate à Covid, disponibilizado ao Estado da Paraíba e ao município de João Pessoa, no montante de R$ 9 milhões.
Os leitos serão distribuídos para João Pessoa (20), Santa Rita (32), na Região Metropolitana de João Pessoa, e para Cajazeiras (5) e Patos (6), ambas no Sertão paraibano. Na capital, os leitos se incorporam a outros cinco já habilitados pelo Ministério da Saúde para funcionar no Hospital Santa Isabel. Os de Santa Rita irão reforçar o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pire, que passará a conta com 52 leitos de UTI adulto. No Sertão, serão ampliadas as unidades no Hospital Regional de Cajazeiras e o Complexo Regional Deputado Janduhy Carneiro, respectivamente em Cajazeiras e Patos.
Conforme a portaria, assinada por Eduardo Pazuello, a habilitação das UTIs ocorrerá, excepcionalmente, pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada. Finalizada a situação de emergência de saúde pública, de importância internacional decorrente do coronavírus, essas habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo.
Conforme dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba ultrapassou os 10 mil casos confirmados de Covid-19 nesta quarta-feira (27). A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o estado oscila em 72%. Na Grande João Pessoa, o índice de ocupação está em 85%, e em Campina Grande, a ocupação de leitos de UTI é de 80%. No Sertão do estado 49% dos leitos de enfermarias estão ocupados.
Comentários