POLÍTICA
Paraíba terá 200 km de canais concluídos até final de 2014
15 quilômetros poderão ficar prontos até setembro e correspondem ao canal Cuncas 1, localizado no município de São José de Piranhas.
Publicado em 08/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:15
A Paraíba terá mais de 200 km de canais das obras de Transposição do Rio São Francisco concluídos até o final do ano. Quinze quilômetros poderão ficar prontos até setembro e correspondem ao canal Cuncas 1, localizado no município de São José de Piranhas, no Sertão. As informações foram divulgadas ontem pela manhã, durante visita do ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, a Campina Grande. Na ocasião, o senador Vital do Rêgo (PMDB) anunciou que a presidente Dilma Rousseff virá ao Estado em 15 dias, para vistoriar as obras da Transposição.
De Campina Grande, o ministro da Integração partiu de helicóptero para sobrevoar as obras em Monteiro, na Paraíba, Floresta, no Estado de Pernambuco, onde fica a captação do Eixo Leste, seguindo para Cabrobó, também em Pernambuco, onde fica a captação do Eixo Norte, passando por Jati, no Ceará, até chegar em São José de Piranhas. “O maior túnel da obra, que é o maior túnel de águas da América latina, dividido em dois trechos, o Cuncas I e Cuncas II , localizado em São José de Piranhas, nós estamos já com a previsão de conclusão até o final de setembro. O Cuncas II, que é de 4.600 m, já foi concluído, a água já pode passar por ele quando chegar e o Cuncas 1, que é de 15 km, está com mais de 90% pronto, e estas são as obras mais difíceis e já estão ficando prontas no Eixo Norte”, adiantou o ministro.
No Eixo Leste, Francisco Teixeira informou que a perfuração do túnel em Monteiro deve ser iniciada nos próximos dias. “Este túnel tinha previsão de ser de 6 km e nós conseguimos reduzir pela metade. Dentro dos próximos dias, a máquina deverá iniciar o processo de perfuração desse túnel, de Sertânia, em Pernambuco, para Monteiro e depois vamos iniciar com outra máquina de Monteiro para Sertânia, para acelerar a conclusão”, detalhou.
Comentários