POLÍTICA
Paraibano é indicado para o cargo de vice-procurador-geral da República
Anúncio de Luciano Mariz Maia aconteceu nesta terça-feira (22).
Publicado em 22/08/2017 às 16:17
O paraibano Luciano Mariz Maia foi anunciado como vice-procurador-geral da República. O anuncio aconteceu nesta terça-feira (22) pela procuradora-geral da República nomeada Raquel Dodge, que inicia o mandato em 18 de setembro. Além de Luciano Maia, foram anuciados os nomes de Humberto Jacques de Medeiros como vice-procurador-geral Eleitoral e de Zani Cajueiro como secretária-geral do Ministério Público da União (MPU).
Ao definir a equipe, Raquel Dodge pesou a especialização jurídica, a experiência profissional e o conhecimento dos problemas do país, levando em conta a lotação geográfica dos selecionados ao longo de suas carreiras.
Foram escolhidos membros com atuação destacada em temas referentes a direitos humanos, meio ambiente, combate à corrupção, criminal, eleitoral, patrimônio público e cultural e cooperação internacional.
“Convidamos para o gabinete especialistas nas matérias que mais afligem a população brasileira atualmente. A equipe do gabinete precisa estar atenta aos problemas nacionais em todas as suas dimensões e de forma equilibrada”, resumiu Raquel Dodge.
Ao todo, foram anunciados 12 nomes que vão fazer parte da futura gestão à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os atos de nomeação e designação serão publicados após a posse e os indicados integram os trabalhos de transição.
Luciano Mariz Maia
Natural de Pombal, Luciano Mariz Maia nasceu em 15 de abril de 1959. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1980. Além disso, é Mestre em Direito pela Universidade de Londres e Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 1989 é professor da UFPB.
Ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1991.Foi promovido a Procurador Regional da República, sendo lotado na 1ª Região, onde atuou de 1999 a 2003. Pediu remoção para a Procuradoria Regional da República da 5ª Região, tendo sido coordenador do núcleo da tutela coletiva e do núcleo criminal, e representante da 6ª Câmara.
Assumiu o cargo de Subprocurador-Geral da República em junho de 2012; atua perante as 5ª e 6ª Turmas (matéria criminal) do STJ, fazendo sessões da 4ª Turma (matéria de direito privado). É membro (suplente) da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão e Procurador Federal dos Direitos do Cidadão Adjunto.
Comentários