POLÍTICA
Partido da Evolução Democrática tenta nascer com apoio de eleitores da Paraíba
Lista de apoiamento para criação da nova legenda está nos cartórios da capital.
Publicado em 02/10/2017 às 14:40
Na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue as coligações partidárias e cria uma cláusula de barreira para reduzir o número de partidos no país, uma nova legenda tenta ser se formar com o apoio de eleitores da Paraíba. A relação de apoiamento para criação do Partido da Evolução Democrática (PED) está disponível nas 1ª e 76ª zonas eleitorais de João Pessoa.
A lista serve para que qualquer interessado impugnar os dados constantes nos formulários apresentados, no prazo de cinco dias, a contar desta segunda-feira (2), data em que o Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) publicou o edital para conhecimento público.
Segundo dados do Sistema de Apoiamento de Partidos em Formação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PED já tem apoiadores em 12 estados e no Distrito Federal. A Paraíba é o terceiro estado em que o PED tem mais apoiadores, no total de 2286. No ranking, a Paraíba perde apenas para Pernambuco, com 38.139 apoiadores, e o Distrito Federal, com 6.909.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da cláusula de barreira foi aprovada na última quarta-feira (23), em primeiro turno, na Câmara dos Deputados. Para ser enviada ao Senado, a proposta ainda terá ser aprovada em segundo turno na Câmara e analisada também em dois turnos pelos senadores.
Pela cláusula de desempenho, os partidos terão de obter nas eleições para a Câmara o percentual mínimo de 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço dos estados, com mínimo de 1% dos votos válidos em cada um dos estados; ou ter eleito pelo menos 9 deputados, distribuídos em pelo menos um terço dos estados.
Comentários