POLÍTICA
Paulo Gadelha recebe medalha
Magistrado foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda.
Publicado em 13/09/2012 às 8:28
O desembargador federal Paulo Gadelha foi homenageado ontem pelo Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, com sede em Recife, com a Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda. “Recebo essa homenagem como reconhecimento aos meus 11 anos de atuação no tribunal, sempre julgando com isenção, com coragem, com determinação, mas também com o coração”, afirmou o magistrado, que se aposentou de suas atividades judicantes.
Ele lembrou que como julgador teve uma produção processual excelente. “Eu julguei em média três mil processos por ano. Eu acho uma produção espetacular para o volume de processos que recebemos todos os dias”, frisou Paulo Gadelha, que nasceu na cidade de Sousa, interior da Paraíba. Agora que está se despedindo das atividades jurídicas, ele disse que pretende se dedicar à arte de escrever livros.
O magistrado informou que tem dois livros para ser lançados (História Política da Paraíba e Textos de Direito) e também está escrevendo a biografia de Joaquim Nabuco, diplomata, político, orador, poeta e memorialista. A obra deve ser lançada até a metade do próximo ano. “Vou exercer aquilo que mais gosto de fazer que é escrever”, disse Paulo Gadelha em entrevista exclusiva ao JORNAL DA PARAÍBA.
A solenidade na qual o magistrado recebeu a medalha Pontes de Miranda foi prestigiada por diversas autoridades. “Eu mantenho uma amizade com Paulo Gadelha há mais de 50 anos. Além de jurista brilhante, é um mágico das palavras. Eu sou leitor semanal das crônicas dele. Ele consegue o milagre de, no espaço de uma crônica, relativamente em poucos dígitos, resumir com brilhantismo invulgar um problema dos mais complexos que se possa imaginar. Então eu tenho admiração não apenas pela sua competência jurídica. É um homem que tem uma visão de mundo extraordinária”, disse o ex-governador de Sergipe João Alves Filho.
O deputado federal Marcondes Gadelha, irmão do homenageado, destacou sua admiração pela integridade pessoal de Paulo Gadelha. “É um homem de uma honestidade que eu diria granítica”, disse, acrescentando que também admira no irmão a fidelidade às coisas, pessoas e lugares que ele ama. “Sousa para ele é o umbigo do universo, é causa e efeito de tudo”, completou.
O presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, disse que a entrega da Medalha Pontes de Miranda é uma homenagem mais do que justa ao ilustre paraibano. “Paulo Gadelha sempre se dedicou ao Tribunal, muito fazendo em seu favor. Conquistou, nestes 11 anos, a amizade de todos os colegas, exercendo com honestidade e dignidade a magistratura”, avaliou.
Comentários