icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PCB proíbe filiados de ocuparem cargo do Estado e destitui regional

PCB foi autor do pedido de cassação de Cássio, mas se manifestou contra a posse do segundo colocado. Agora vai expulsar filiados que assumam cargos no Estado.

Publicado em 04/03/2009 às 9:20

Da Redação

O secretário geral do PCB, Ivan Pinheiro, resolveu, nesta quarta-feira (4), destituir política e juridicamente toda a direção regional do PCB na Paraíba e desautorizar qualquer militante no Estado a falar em nome do partido. Isso porque, nacionalmente, o partido, que foi autor do pedido de cassação, havia se pronunciado contra a posse do segundo colocado nas eleições de 2006 caso Cássio Cunha Lima viesse a ter seu mandato efetivamente cassado.

Mais que isso, havia sido determinado, segundo a direção nacional que o "PCB não terá qualquer participação no novo governo do Estado da Paraíba, com relação ao qual guardaremos total independência política”. Mesmo assim, membros da direção regional do partido na Paraíba tomaram posse ontem em cargos de confiança, a exemplo de Franscisco Firmino que foi nomeado secretário executivo de Infraestrutura. Estes militantes serão expulsos caso assumam de fato os cargos, segundo a nota.

Leia a nota na íntegra abaixo:

PCB DESTITUI DIREÇÃO DO PARTIDO NA PARAÍBA!

(Nota do Secretariado Nacional do PCB)

Por iniciativa do Comitê Regional do PCB na Paraíba, em agosto de 2007 o TRE desse Estado cassou o mandato do Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) por corrupção eleitoral e determinou a posse do segundo colocado, o Senador José Maranhão (PMDB).

O Comitê Central do PCB recorreu contra a posse do segundo colocado, pedindo a anulação de todo o processo eleitoral e a convocação de novas eleições gerais no Estado para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. Entendemos que o abuso de poder contaminou todo o processo eleitoral no Estado, já que as campanhas para Governador influenciam as dos demais cargos estaduais.

O TRE da Paraíba e o TSE rejeitaram a tese do PCB, o que resultou na recente posse do segundo colocado. Em Nota Pública, a Direção Nacional do PCB deixou claro “que o PCB não terá qualquer participação no novo governo do Estado da Paraíba, com relação ao qual guardaremos total independência política”.

Foi com perplexidade, portanto, que tivemos conhecimento de que membros da direção regional do Partido na Paraíba tomaram posse ontem em cargos de confiança, nomeados pelo novo Governador do Estado.

Diante disso, o Secretariado Nacional do PCB decide:

a – destituir, política e juridicamente, toda a direção regional do PCB na Paraíba e desautorizar qualquer militante no Estado a falar em nome do Partido;

c – instaurar processo de natureza disciplinar contra todos os membros do PCB que assumiram cargos de confiança no novo governo ou que tenham contribuído nesse sentido;

d – considerar como expulsos do PCB todos os que se mantiverem nos cargos assumidos, a partir desta data.

O PCB certamente tirará lições deste episódio, em que acabou sendo usado, de forma reincidente, por carreiristas e oportunistas, numa disputa entre setores da oligarquia pelo controle da máquina do Estado.

A reconstrução do Partido no Estado da Paraíba terá que ser obra de verdadeiros comunistas, que não confundam o PCB com qualquer agremiação burguesa ou reformista.

Rio de Janeiro, 4 de março de 2009
Ivan Pinheiro
Secretário Geral do PCB
Pelo SECRETARIADO NACIONAL DO PCB

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp