POLÍTICA
Pendências podem acarretar problemas
Este ano, o governo federal anunciou um pacote aos municípios de R$ 66,8 bilhões para todo tipo de investimento.
Publicado em 03/03/2013 às 8:00
Este ano, o governo federal anunciou um pacote aos municípios de R$ 66,8 bilhões para todo tipo de investimento. Entretanto, restrições no Cadastro Único dos Convênios (Cauc) e falta de qualidade nos projetos podem ser impedimentos para fazer o dinheiro chegar às prefeituras. Para Ítalo Fittipaldi, o problema dos municípios não é dinheiro, mas se trata de um problema gerencial.
“O que acontece é que muitas vezes o projeto é mal feito, não cumpre determinadas normas que precisam ser cumpridas. Eu diria que em todos os casos, a verba demora por causa de um problema no projeto ou porque existe alguma pendência do município. As prefeituras perdem por incompetência. A liberação do recurso público é mais lenta, mas todo mundo sabe que um projeto não é aprovado hoje para o dinheiro sair amanhã”, afirmou Fittipaldi.
Para o coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia na Paraíba, Roberto Guilherme da Silva, a população é quem mais sai penalizada. “Vários municípios têm pendências com Brasília e por isso não consegue celebrar convênios. É preciso que os governos se entendam para que as pessoas que mais precisam não sejam penalizadas”, disse o coordenador do movimento.
Roberto citou a cidade de Bayeux como exemplo.
"Há mais de 10 anos não se constrói uma moradia popular na cidade que tem mais de 100 mil habitantes”, disse.
Comentários