icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Petista acionará justiça para disputar PED

Basílio Carneiro vai impetrar uma ação no Poder Judiciário, pedindo o direito de votar e ser votado no Processo de Eleições Diretas (PED).

Publicado em 29/10/2013 às 6:00

A disputa pelo comando do PT de Campina Grande vai acabar na Justiça. Hoje, Basílio Carneiro vai impetrar uma ação no Poder Judiciário, pedindo o direito de votar e ser votado no Processo de Eleições Diretas (PED) e, por conseguinte, o registro de sua candidatura a presidente do partido. O nome de Basílio não consta na lista dos filiados aptos a votar no pleito petista marcado para o dia 10 de novembro, quando serão eleitos os próximos presidentes da legenda em todo o país, bem como os diretórios nacional, estaduais e municipais

O motivo da “exclusão” do nome de Basílio da lista dos votantes é o não pagamento da anualidade à tesouraria do PT, referente a 2013. “Eu não paguei porque a direção nacional foi orientada pelo PT na Paraíba a não gerar meu boleto e inviabilizar minha candidatura. Por isso, vou entrar com uma ação na Justiça e pagar o boleto da anualidade em juízo para garantir o meu direito de participar do PED”, explicou Basílio, que pertence à tendência Democracia Socialista.

Ele acrescentou que a grande maioria dos filiados paga uma anualidade de R$ 10,00, mas ele é do Diretório Estadual e o valor ficou em R$ 150,00. “Até no valor da anualidade estou sendo perseguido por conta das críticas que faço à direção estadual do partido e aos gestores de João Pessoa”, frisou Basílio.

O presidente da Comissão Eleitoral do PED em Campina e secretário de organização do PT, Sérgio Bandeira, disse que a direção nacional do partido vai divulgar hoje uma nova lista atualizada dos filiados. Na hipótese de o nome de Basílio Carneiro não constar na nova listagem, a comissão vai se reunir para discutir a situação dele. Sérgio evitou entrar na discussão sobre as denúncias de Basílio de que está sendo perseguido. Até ontem, 2.180 petistas estavam aptos a votar no PED.

CINCO CANDIDATOS

Caso Basílio Carneiro consiga garantir o registro de sua candidatura à presidência do PT de Campina Grande, ele vai enfrentar mais quatro postulantes ao comando da legenda: Peron Japiassú, Eurivaldo Araújo, Basílio Carneiro, Maria do Rosário e Hermano Nepomuceno.

Em nível estadual, vão estão na disputa para presidente o professor Charlinton Machado, o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais, e o deputado Luiz Couto. No plano nacional, seis candidatos concorrem à presidência. São eles: Serge Goulart, Valter Pomar, Markus Sokol, Rui Falcão, Renato Simões e Paulo Teixeira.

DIRETÓRIOS

No PED, as direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero, ou seja, obrigatoriamente deverá ter 50% de mulheres e 50% de homens. Os jovens também devem ser contemplados (20% de pessoas com menos de 30 anos). Os negros também: as cotas vão de 6% a 30% dependendo do Estado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp