icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Petistas são indicados para chapa com PMDB

PT confirma aliança com PMDB com a condição de ter um nome concorrente como vice-governador ou senador na chapa.

Publicado em 06/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:39

O PT da Paraíba confirmou que está fechado com o PMDB nas eleições de 2014. Segundo o presidente estadual do partido, Charliton Machado, o partido vai referendar a coligação no próximo sábado, dia 10. Todavia, ainda falta definir a composição da chapa majoritária. A única exigência do PT para a formação da aliança é que a legenda tenha espaço ao lado de Veneziano Vital do Rego (PMDB) na disputa estadual, seja na vaga de vice-­governador ou na vaga para o Senado Federal.

O partido já definiu uma lista com os nomes de Lenildo Morais, Nadja Palitot e Giucélia Figueiredo com o objetivo de fechar a composição com o PMDB. “A aliança, para se efetivar, do ponto de vista político, precisa ter o PT compondo a chapa majoritária.

Para nós, a presença do PT é inegociável”, declarou Charliton.

Durante o final de semana o deputado federal Manoel Junior (PMDB) ofereceu seu nome para disputar a vaga no Senado Federal ao lado de Veneziano, que vem negociando a vice com o PSC de Leonardo Gadelha. Charliton disse que não quer transformar o debate político em camisa de força. "Queremos fazer esta conversa de forma tranquila. Analisar com o PP, PR e PSC os caminhos possíveis, mas a presença do PT na majoritária é inegociável”, declarou o presidente.

Questionado se considera a lista do PT competitiva, o presidente do partido lembrou do caso do atual prefeito de João Pessoa durante as eleições de 2012. “Ele começou com 2% das intenções de voto, encarando campanhas que estavam sendo consideradas vencedoras, como as de Cícero e Maranhão, e acabou conquistando a prefeitura. O PT levou a militância para a rua. Fez um bom programa de governo. Não existe candidatura forte para nós. Existe o PT construindo a partir de sua força política”, concluiu.

VENEZIANO

O pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, disse que ainda não recebeu oficialmente a lista de nomes preparada pelo PT, por isso preferia não tecer maiores comentários.

“Ainda não recebemos estes nomes oficialmente. Não podemos comentar a lista do PT porque ainda não fomos comunicados sobre as escolhas do partido”, disse Veneziano.

DENSIDADE ELEITORAL É QUESTIONADA

Um dos problemas enfrentados pelos nomes apresentados pelo PT para a disputa majoritária seria a baixa densidade eleitoral e a pequena possibilidade de atração de votos que os nomes oferecem para a chapa de Veneziano.

Aliados do ex-prefeito de Campina Grande, no entanto, minimizam o problema ao afirmar que o PT oferece uma grande infraestrutura de militância que faz bastante diferença na hora de conquistar votos.

O presidente estadual do PTC, Neto Franca, declarou que a densidade eleitoral dos nomes apresentados pelo PT para a disputa é baixa, mas que isso é apenas um fator para se pensar na disputa estadual. “Temos que pensar nos nomes, mas temos que pensar, também, na importância do PT no processo. Qualquer nome que vier do partido virá para somar”, declarou. Para ele, uma escolha melhor dentro da legenda de Charliton Machado seria o deputado federal Luiz Couto. “A legenda ficaria com muito mais força”, disse.

O PTC, que foi o primeiro partido a declarar apoio à candidatura de Veneziano, já havia oferecido os nomes do ex- vereador de João Pessoa e atual presidente municipal do partido, Tavinho Santos, para ser vice-governador e o de Neto Franca para a suplência da vaga do Senado.

“Mas há outros partidos que têm muito a acrescentar nesta disputa. Leonardo Gadelha, do PSC, por exemplo, será umA excelente opção para a vice. É um político jovem, com uma família tradicional no Sertão. Geograficamente auxiliará muito na chapa”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp