Bolsonaro desembarca quinta na Paraíba. Terá aliados históricos no palanque ou só o ‘time raiz’?

Jair Bolsonaro vem à Paraíba para participar da entrega do último trecho do Eixo Norte da Transposição, em São José de Piranhas, no Sertão.

Bolsonaro desembarca quinta na Paraíba. Terá aliados históricos no palanque ou só o 'time raiz'?
Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

A um ano das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro desembarca na próxima quinta-feira (21) na Paraíba. Dessa vez ele participará da entrega do último trecho do Eixo Norte da Transposição, em São José de Piranhas, no Sertão. A obra foi iniciada na gestão do ex-presidente Lula (PT) e é, para qualquer Governo, uma vitrine importante para a conquista de votos no Nordeste.

Em outras ocasiões, quando esteve na Paraíba, o presidente foi recebido e teve no palanque aliados históricos, integrantes da base em Brasília e também membros do ‘bolsonarismo raiz’ no Estado.

Agora os movimentos da política local e os ventos da eleição presidencial podem modificar a fotografia do palanque.

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), por exemplo, por enquanto não é presença confirmada no evento. Primeiro porque ainda se recupera de uma cirurgia no ombro. Depois, porque parece evitar vincular a sua imagem ao ‘time raiz’ do bolsonarismo – diante de rumores de aproximação com o grupo do governador João Azevêdo (Cidadania).

Já a família Ribeiro, que em outros momentos também esteve no palanque, é uma incógnita.

É que o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressista) e a senadora Daniella Ribeiro (Progressista) não parecem ter mais ‘trânsito livre’ com o Palácio do Planalto e estão hoje muito mais próximos de apoiar uma candidatura do ex-presidente Lula – acompanhando a base de João Azevêdo.

O grupo Cunha Lima, que em outras solenidades marcou presença, dificilmente comparecerá no evento após o PSDB ter ido, oficialmente, para a oposição.

O mesmo não se pode dizer de deputados como Wellington Roberto (PL), Efraim Filho (União Brasil) e Hugo Motta (Republicanos). Eles fazem parte da base em Brasília e provavelmente estarão na agenda presidencial.

Para além deles, o time do ‘bolsonarismo raiz’ no Estado também estará em São José de Piranhas. Inclui-se no grupo os deputados Wallber Virgolino (Patriota), Cabo Gilberto (Patriota) e o ex-candidato à prefeitura de João Pessoa, Nilvan Ferreira (PTB).

No Sertão, a visita do presidente sinalizará quem continua alinhado com o seu projeto na Paraíba. E a pergunta que se faz é: ele terá aliados históricos no palanque ou só o ‘time raiz’?