Vereadores de Campina Grande fazem ‘sessão relâmpago’: 23 segundos, por falta de quórum

Apenas 5 vereadores participaram da sessão. Quórum mínimo era 8 presentes

Câmara Municipal de Campina Grande. Foto: divulgação/cmcg
Vereadores de Campina Grande fazem 'sessão relâmpago': 23 segundos, por falta de quórum
Foto: reprodução

O que é possível fazer em 23 segundos? Atender uma ligação telefônica? Publicar uma foto nas redes sociais? Atravessar uma rua?… O tempo é curto, mas os vereadores de Campina Grande conseguiram a ‘proeza’ de realizar hoje, em 23 segundos, a 107ª Sessão Ordinária da ‘Casa’.

Não houve quórum suficiente para dar continuidade aos trabalhos.

Apenas os vereadores Waldeny Santana (DEM), Rui da Ceasa (PROS), Alexandre do Sindicato (PSD), Jô Oliveira (PC do B) e Rubens Nascimento (DEM) participaram.

Com a ausência do número mínimo de vereadores em Plenário (8 é o quórum mínimo), o vereador Waldeny Santana teve que encerrar os trabalhos.

“Eu nome de Deus, declaro aberta a presente sessão. Não havendo quórum qualificado para abertura dos trabalhos, encerramos a presente sessão convidando todos os vereadores a se fazerem presentes na próxima sessão ordinária legislativa. Deus abençoe a todos”, disse.

A ‘sessão relâmpago’ ocorre um dia após a Câmara ter antecipado a votação de dois projetos que adequam a Previdência Municipal à Emenda Constitucional 103/2019 e, também, em meio a críticas feitas por servidores municipais – por falta de discussão das matérias.

Parte dos vereadores, é verdade, está em Brasília, participando de reuniões da bancada federal e tentando destravar as obras de duplicação da BR 230 – entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo.

Mas o restante simplesmente ignorou a sessão de hoje. Ou, pelo menos, não apresentou justificativa para o ‘sumiço’.

Detalhe: o horário regimental para início dos trabalhos é às 09h. Esperou-se 30 minutos de tolerância, mas os demais membros da ‘Casa’ não apareceram para atingir o ‘quórum’.

Nas últimas semanas representantes da comunidade LGBT têm pedido a realização de uma audiência pública na ‘Casa’. A maioria dos vereadores rejeitou o pedido, sob a alegação de que haveria muitos projetos para serem analisados.

Hoje, sem quórum, os tais projetos também não apareceram… nem os vereadores.