João Paulo Medeiros

Senado aprova indicação de procurador que atua na Paraíba para o CNMP

Antônio Edílio já atuou junto ao TRF5

Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

O Senado aprovou ontem a indicação do procurador da república Antônio Edílio Magalhães Teixeira para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga destinada ao Ministério Público Federal (MPF). A aprovação, por 62 votos favoráveis, 3 votos contrários e 2 abstenções, será comunicada à Presidência da República.

A indicação foi relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro (Progressistas).

Antônio Edílio iniciou sua carreira profissional como advogado no Ceará. Ingressou mais tarde na promotoria de justiça do Maranhão, mas construiu uma relação estreita com a Paraíba – no MPF.

Veja também  Justiça Federal libera R$ 31,8 milhões em RPVs na Paraíba a partir de segunda-feira

O procurador está lotado hoje no MPF em João Pessoa, após ter atuado junto ao Tribunal Regional Federal (TRF5), em Recife.

Antônio Edílio deverá chegar ao CNMP em um momento em que a entidade é alvo de tentativas de interferências por parte da classe política. O debate sobre a PEC 5, recentemente, que tentou alterar a formatação do órgão, é um exemplo disso.

A proposta, por hora, foi sepultada no Congresso Nacional após uma pressão intensa das instituições que têm representatividade no CNMP.