PLENO PODER
Senado aprova indicação de procurador que atua na Paraíba para o CNMP
Antônio Edílio já atuou junto ao TRF5
Publicado em 01/12/2021 às 8:31
O Senado aprovou ontem a indicação do procurador da república Antônio Edílio Magalhães Teixeira para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga destinada ao Ministério Público Federal (MPF). A aprovação, por 62 votos favoráveis, 3 votos contrários e 2 abstenções, será comunicada à Presidência da República.
A indicação foi relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro (Progressistas).
Antônio Edílio iniciou sua carreira profissional como advogado no Ceará. Ingressou mais tarde na promotoria de justiça do Maranhão, mas construiu uma relação estreita com a Paraíba - no MPF.
O procurador está lotado hoje no MPF em João Pessoa, após ter atuado junto ao Tribunal Regional Federal (TRF5), em Recife.
Antônio Edílio deverá chegar ao CNMP em um momento em que a entidade é alvo de tentativas de interferências por parte da classe política. O debate sobre a PEC 5, recentemente, que tentou alterar a formatação do órgão, é um exemplo disso.
A proposta, por hora, foi sepultada no Congresso Nacional após uma pressão intensa das instituições que têm representatividade no CNMP.
Comentários