O aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, passará em breve por uma reforma na estrutura. A informação foi publicada no fim do ano passado pelo Blog. A pedido do Blog, a Aena Brasil detalhou o projeto de reforma e construção de novos espaços na unidade.
De acordo com o projeto, o prédio atual (terminal de passageiros) será ampliado de 2,7 mil metros quadrados para 3,3 mil metros quadrados.
Do lado de fora, na área destinada a aeronaves, mais modificações.
O João Suassuna passará a ter dois pátios, com praticamente as mesmas dimensões. O espaço existente atualmente, com 11,2 mil metros quadrados, será utilizado para a aviação geral (jatinhos, aeronaves privadas, táxi aéreo, por exemplo). O novo pátio, com 11,1 mil metros quadrados, atenderá à aviação comercial (voos regulares das companhias aéreas).
Já com relação à área de taxiamento, o aeroporto passará a ter duas pistas de taxiway.
A pista de taxiamento atual, com 2,3 mil metros quadrados (aproximadamente 75 metros de comprimento), servirá para o pátio da aviação geral (jatinhos, aeronaves privadas, táxi aéreo, por exemplo). Enquanto a nova área de taxiway, com 3,3 mil metros quadrados (aproximadamente 110 metros), será utilizada pela aviação comercial.
Pista de pousos não será ampliada, mas terá equipamento de segurança
Não haverá acréscimo no comprimento da pista de pousos e decolagens, mas serão realizadas obras para reforçar a segurança operacional – conforme a Aena.
Estão previstas melhorias no pavimento, nivelamento da faixa preparada, e a instalação de RESAs (Runway End Safety Area) – com 90 metros de extensão por 90 metros de largura – nas duas cabeceiras da pista. O equipamento garante mais segurança para a operação durante pousos e decolagens.
A previsão é de que os serviços sejam iniciados em março deste ano.
O que garante o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária é o tamanho da pista de pouso, sendo o gargalo mais comum do sistema.
Lamentavelmente, o problema de pista curta continuará. Postergar o aumento da pista de pouso, apenas empurra o problema para o futuro (e bem próximo).
por isso que de 3 em 3 meses vou e volto p/ são Paulo saindo de João Pessoa , pois aqui o único voo direto é da gol ao em vez de colocar p/ horário diurno que tinha mais possibilidade de pousar pelo olhimetro, colocaro p/ noturno ai sem chance qualquer nuvem faz piloto mudar de rota e ir p/ RECIFE então ficou inviável viajar de campina grande pb anoite já de João Pessoa faz mais de 10 anos que nunca deixou de pousar ou decolar por mau tempo.
Ja era tempo dessa reforma
Há necessidade de aumentar a pista de pouso e decolagem e atrair novos voos com destinos a SP, RJ, Brasília e outras opções.
O aeroporto João Suassuna poderia atender a população circunvizinha, num raio de 150 km, e uma populacao de 1 milhão de habitantes. Porque não tem movimento? Por que não tem opção de voo. Perdemos para as cidades bem menores (Petrolina e Juazeiro)..além disso, a maioria tem que se deslocar para JP para viajar.
Sugiro , ainda, a inclusão provisória de voos de Congonhas, Santos Do Mont e Brasília, por ex., com escala no Recife.
Espero que o posto seja remanejado e continue funcionando,por que Se isso nao acontecer os voos voltarão a ter a escala em Recife ou joao pessoa!
E preciso modificar a pista de pouso e decolagem para, termos mas opção de vôos, os aviões da azul pequenos já não consigo mas entra neles, medo muito medo mês passado, na hora do pouso em campina grande, e preciso ter uma pista boa igual recife e João pessoa, para ter mas aeronave , e mas conforto para todos nós
Reforma sem aumentar pista, é defecar sem limpar o traseiro, de nada adiantou.
Reforma tapa buraco.Se não houver o desejo de atrair novos voos de nada vaí adiantar essas reformas ,já que a população vai procurar se deslocar pra João Pessoa e Recife.
Reforma tapa buraco.Se não houver o desejo de atrair novos voos ,o aeroporto continua fantasma e nada vai melhorar em termos de opção de voos
Nao há moderação é verdade
Já ouvi boatos que o aeroporto João Sussuna vai sair do local atual.para outro terreno. PROCEDE?
Grande Prof. Hermes Almeida, é só eles olharem o meu trabalho de graduação em Geografia, do qual o Sr. foi meu brilhante orientador e minha dissertação de Mestrado sobre o tema, está tudo lá.
Também vejo a necessidade de deslocamento dos moradores daquela localidade, estão muito próximos a pista de pouso, perigoso…
Boa noite já trabalhei em obras no aeroporto do Galeão e Santos Dumont Rio de janeiro. Como faço para entrar nessa obra onde deixar currículo.
O problema do Sistema do aeroporto João Suassuna, é simplemente político. Não vejo interesse da parte política de ambas as esferas em querer fazer com que este aeroporto seja um local de embarque e desembarque de passageiros como a cidade merece, que seria até um aeroporto internacional pelo porte da cidade e a quantidade de passageiros que embarcam e desembarcam no terminal aeroportoviário e muitos deixam de sair da cidade e procura outros centros mais distantes para suas viagens por causa da estutura.
Disseram que iriam instalar ILS, para que as aeronaves pudessem pousar com mais segurança. Aí eu pergunto? Porque não tomam as providências e faz com que a cidade receba esse aparelho e evite mudanças no destino na hora de pousar o avião.