Candidatos de Lula e Bolsonaro na Paraíba, Veneziano e Nilvan apostam na polarização

Pré-candidatos tentam ‘colar’ imagens nos dois nomes nacionais

A pouco mais de dois meses das eleições, a polarização na disputa presidencial é praticamente irreversível. O cenário continua sem grandes oscilações, com o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) bem à frente dos demais pré-candidatos – conforme as pesquisas de intenção de voto.

Na Paraíba o panorama aparentemente está pulverizado, dividido entre as pré-candidaturas do governador João Azevêdo (PSB), do senador Veneziano Vital (MDB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL). Há outros nomes também na disputa, mas os quatro parecem ter mais densidade eleitoral.

Dois deles, contudo, apostam no ingrediente nacional para a disputa estadual.

Preferidos do ex-presidente Lula e de Bolsonaro no Estado, Veneziano e Nilvan (respectivamente) têm feito de tudo para vincular as suas pré-candidaturas aos dois presidenciáveis.

A estratégia é tentar obter dividendos e mobilizar as militâncias para impulsionar as campanhas locais.

No Estado a polarização Lula x Bolsonaro replica a realidade nacional, mas o petista aparece em sondagens com uma vantagem bem mais ampliada na Paraíba – em comparação com o restante do país.

A tentativa de ‘nacionalizar’ a disputa deverá ser ampliada com o passar do tempo e a proximidade do pleito. Mas cabe um alerta: a vinculação, sozinha, tende a não resolver a questão.

É preciso também mergulhar nos problemas e desafios do Estado. A realidade local, com todas as suas especificidades, não pode ser desconsiderada – sob o risco do debate ir para longe do eleitorado paraibano.

Lula e Bolsonaro
Foto: reprodução

No caso de Nilvan, ele não enfrenta obstáculos dentro do bolsonarismo. Reina sozinho como candidato do presidente no Estado. Já Veneziano, embora tenha recebido declarações públicas de Lula consagrando o apoio, caminha com a sombra do governador João Azevêdo.

João continua apoiando o ex-presidente – mesmo sabendo que Veneziano é, para Lula, o candidato preferencial em solo paraibano.

O emedebista mantém a expectativa de uma agenda com Lula na Paraíba. A vinda do petista afastaria a tese de palanque duplo no Estado e fortaleceria a postulação do senador.

Para além das querelas internas, Veneziano e Nilvan acreditam que, com o avançar da campanha, podem ser alçados para um segundo turno no Estado. A tese das duas pré-campanhas está nas ruas…