Ao ‘engolir’ vice do Progressistas, Republicanos sai menor do que projetava ser no início da pré-campanha

Partido abdicou de indicar a vice e firmou acordo para continuar na base

Foto: divulgação

O impasse entre os partidos Republicanos e Progressistas, em torno da indicação do candidato a vice na chapa do governador João Azevêdo (PSB), parece ter chegado ao fim. Depois de uma reunião hoje pela manhã com Azevêdo, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), anunciou que a legenda aceitará ceder o espaço da vice para o partido de Aguinaldo Ribeiro.

Em troca terá a promessa de apoio para continuar conduzindo o Legislativo estadual e mais espaços (cargos, evidentemente) em um eventual segundo Governo.

A legenda deverá continuar apoiando Efraim Filho (União) para o Senado Federal, a contragosto da base governista.

Mas o fato é que o Republicanos saiu perdendo na disputa interna e terminará a pré-campanha menor do que havia projetado inicialmente.

A legenda foi a que mais cresceu e ganhou capital eleitoral no Estado no início do ano, indiscutivelmente.

Ajudou a eleger João Azevêdo em 2018 e tem hoje dois deputados federais; além de perspectiva de fazer mais dois e mais alguns estaduais este ano.

Tinha potencial para estar na chapa majoritária e não precisaria de selar um ‘acordo’, nesse momento, para continuar comandando a Assembleia.

Mas o partido permitiu ser ‘engolido’ pelo Progressistas. Aceitou a comunicação de Aguinaldo de que, a partir daquele dia, perderia o espaço na chapa – já virtualmente conquistado, quando havia a disposição anterior do próprio Aguinaldo em ir para a disputa do Senado.

O Republicanos saiu menor do que poderia ter sido. No xadrez político, levou um ‘xeque-mate’ do Progressistas.