icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Ação Popular quer anular doação de terreno para a Vila Sítio São João, em Campina Grande

Publicado em 22/11/2019 às 11:24 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:19

Ação Popular pede a anulação da doação aprovada pela Câmara. Prefeitura diz que vai garantir contrapartida social

A doação de um terreno de 24,8 mil m² para a empresa ‘Memorial do Homem do Nordeste LTDA ME’, aprovada ontem (21) pela Câmara de vereadores de Campina Grande, tem gerado polêmicas e repercutido em toda a cidade. Nesta sexta-feira (22) foi proposta a primeira ação judicial questionando a medida. A empresa promove a Vila Sítio São João, durante o ‘Maior São João do Mundo’, um dos maiores atrativos turísticos da festa.

A Ação Popular é movida por Rômulo Benício Lucena e pede a anulação da doação do terreno, avaliado em aproximadamente R$ 7 milhões. O pedido de anulação foi protocolado na 3ª vara da Fazenda Pública do município. "Em liminar nós pedimos que a Justiça mande sustar qualquer ato de doação e sanção da lei", observou o advogado Andre Motta, que assina a petição.

O terreno doado fica localizado na Avenida Floriano Peixoto, principal da cidade, e lá é montada uma cidade cenográfica que reconstitui a réplica de um sítio da zona rural nordestina. Durante o período junino várias atrações culturais se apresentam no espaço, havendo a cobrança de entrada dos visitantes. Mas alunos de escolas públicas e instituições fazem visitas temáticas gratuitas. O projeto para doar o terreno foi enviado ao Legislativo pelo prefeito Romero Rodrigues (PSD).

Outro lado

O projeto enviado pelo Executivo aponta como contrapartida, em sua justificativa, que a empresa deverá manter durante todo o ano para visitas gratuitas de alunos de escolas municipais; assim como ceder o espaço para apresentações culturais organizadas pela Administração municipal.

Mesmo não estando no 'corpo da lei', a prefeitura garante que a contrapartida social será regulamentada através de decreto, estabelecendo a obrigatoriedade da gratuidade na visitação de estudantes de escolas públicas no espaço. Em nota, a empresa ‘Memorial do Homem do Nordeste LTDA ME’ também se comprometeu a manter o espaço aberto às escolas e instituições públicas.

Imagem ilustrativa da imagem Ação Popular quer anular doação de terreno para a Vila Sítio São João, em Campina Grande

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp