PLENO PODER
Ao revelar convite a Aguinaldo, João assume risco de ser 'abandonado no altar'
Revelação foi feita hoje, durante entrevista à imprensa
Publicado em 31/05/2022 às 21:18
A já enfadonha novela em torno da indefinição da candidatura de Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ao Senado ganhou hoje mais um capítulo. O governador João Azevêdo (PSB) revelou que formalizou o convite para que o deputado dispute o Senado na chapa governista.
Nada que já não fosse imaginado, diante dos últimos acontecimentos e do afunilamento dentro da base - com a saída do deputado Efraim Filho (União) da briga.
Mas do ponto de vista discursivo, da narrativa construída, a declaração pode ganhar outros contornos.
É que ao revelar publicamente que fez o convite, o governador assina um contrato em branco, assumindo o risco de não ter a resposta que deseja da outra parte. O que, se ocorrer, seria um desgaste a mais para a chapa.
Apesar do aparente avanço nas negociações, sobretudo com o esforço empregado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), Aguinaldo jamais disse publicamente que será, ou não, candidato ao Senado.
Nos bastidores trabalha para isso, mas enfrenta dificuldade para ser alçado a essa condição com o apoio de toda a base do Governo.
João Azevêdo, imagino, deve ter certeza de que o progressista entrará na disputa.
Do contrário, ao dobrar a aposta em Aguinaldo, o governador passa a estar num altar à espera da noiva. O risco de 'abandono' existe... e persistirá até o 'sim' ou o 'não' final da cerimônia.
Comentários