PLENO PODER
Após 40 anos com um mesmo modelo, Bruno apresenta novo formato do sistema de transporte em Campina; veja como será
Novo sistema deverá ser implantado a partir do início de 2023
Publicado em 02/09/2022 às 13:20
No próximo ano o modelo atual do sistema de transporte público de Campina Grande completará 40 anos. O setor enfrenta dificuldades e é alvo de críticas. Hoje pela manhã o prefeito Bruno Cunha Lima apresentou um projeto que vai reformular o funcionamento do setor.
O projeto foi entregue ontem às empresas de ônibus que atuam na cidade. O setor deverá apresentar sugestões que serão avaliadas. A perspectiva é de que as mudanças sejam implantadas no início do próximo ano.
Pela proposta serão criadas cinco tipos de linhas de ônibus diferentes.
As linhas estruturantes, levando os passageiros no trajeto entre Centro e Bairros, passando pelas principais avenidas da cidade - como Almirante Barroso, Três Irmãs, Pedro II, Juscelino Kubitschek , Floriano Peixoto, Manoel Tavares e Assis Chateaubriand. Elas serão linhas expressas.
Já as linhasinteráreas e circulares irão se deslocar entre os bairros, sem passar pelo Centro da cidade.
As linhas distritais irão atender os distritos de Galante, Catolé de Boa Vista, São José da Mata e as comunidades do Estreito e Lucas.
O 5º tipo serão as linhas alimentadoras. Elas irão circular somente dentro dos bairros. A proposta é que os usuários possam ter acesso aos ônibus perto de casa e, depois, possam trocar de veículo nas principais avenidas - por linhas expressas.
"Vamos ter deslocamentos mais rápidos e eficientes", argumentou o prefeito.
Além das modificações nas linhas de ônibus, o sistema terá 9 pontos principais de embarque e desembarque espalhados pela cidade.
O projeto foi apresentado à secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda.
Comentários