PLENO PODER
Cartaxo agradece votação e terá que revisar planos para seu futuro político
Candidato do PT ficou na 4ª colocação na disputa da Capital
Publicado em 07/10/2024 às 10:43
Quarto colocado na eleição da Capital este ano, o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT) utilizou as redes sociais hoje para agradecer a votação recebida neste domingo (6). Cartaxo lembrou que enfrentou dificuldades para viabilizar a sua candidatura, uma alusão ao processo de divisão interna do PT já na pré-campanha.
Ele não contou com o apoio na campanha de nomes importantes da legenda, como a deputada estadual Cida Ramos e o presidente estadual do partido, Jackson Macêdo.
Os dois defendiam a tese de que a candidatura deveria ter sido encabeçada por Cida Ramos, com uma escolha por meio de prévias internas. A direção nacional, contudo, optou por ungir Cartaxo como candidato.
"Desde o início desta jornada, antes mesmo da oficialização da nossa candidatura a prefeito, enfrentamos obstáculos duros. Mas com garra, determinação e com a energia daqueles que desejam um novo momento para nossa cidade, chegamos até aqui. Fizemos uma caminhada linda, espalhando uma mensagem de esperança em dias melhores para nosso povo", escreveu o petista.
"Batalhamos contra grandes estruturas, que tornaram a disputa muitas vezes desleal e nada igualitária. Mas seguimos firmes, confiando no legado de trabalho que deixamos na cidade. E isto não se perde em uma disputa eleitoral", assinalou.
Quando as urnas foram abertas, o ex-prefeito obteve 11,77% dos votos (pouco mais de 49 mil votos). Muito pouco para quem administrou por duas vezes a cidade e deixou a prefeitura com uma gestão bem avaliada.
A votação aquém do esperado não foi a primeira. Em 2022 ele quase ficou de fora na disputa pela Assembleia Legislativa e, em 2020, também viu a sua candidata amargar um resultado inexpressivo para alguém que tinha naquele momento a estrutura municipal - e representava uma gestão bem avaliada.
Agora, diante desse novo resultado, o ex-prefeito precisará revisar os seus planos e estratégias para futuras disputas. Identificar os erros nesse processo deverá ser um ponto importante.
PT deve decidir por apoio a Cícero
O partido de Cartaxo, o PT, deverá oficializar nos próximos dias apoio ao candidato à reeleição, Cícero Lucena. Ele já teve em seu palanque, mesmo informalmente, dirigentes de legendas como o PC do B e do PV.
E, olhando para o horizonte, não há um outro caminho.
Do outro lado da disputa está um candidato do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro - o que torna inviável um outro percurso.
Comentários