icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Cidades da Paraíba na divisa com Ceará e Pernambuco não têm barreiras sanitárias

Publicado em 18/05/2020 às 10:46 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:13

A Paraíba registrou no dia 18 de março o primeiro caso confirmado de Covid-19. De lá para cá várias medidas foram adotadas para tentar minimizar os riscos de transmissão da doença, que tornou-se, com o passar do tempo, comunitária e presente em 136 municípios. Mas há ações, em algumas cidades, que nunca foram implementadas e que poderiam contribuir para dificultar a chegada do vírus em solo paraibano. Uma delas é a implantação de barreiras sanitárias nas cidades de Cachoeira dos Índios e Umbuzeiro, que fazem divisa com os Estados do Ceará e Pernambuco, com maiores índices de contaminação.

De acordo com o relato dos moradores, divulgado hoje numa reportagem veiculada da TV Paraíba, os veículos entram e saem na Paraíba sem qualquer tipo de fiscalização, através dessas duas cidades.

Em outros pontos da divisa paraibana a Vigilância Sanitária do Estado diz que há barreiras implantadas pelo Estado. São 8, no total, nos municípios de Alhandra, Itabaiana, Monteiro, Cajazeiras, Alcantil, Mamanguape, Pombal e Nova Floresta. Mas elas não são, claro, suficientes. As demais cidades que ficam nessas divisas precisam implementar essas estruturas de fiscalização.

No caso de Umbuzeiro já foram registrados 8 casos confirmados da Covid-19. Em Cachoeira dos Índios ainda não há confirmações, mas os moradores estão preocupados. Eles assistem todos os dias o trânsito de dezenas de carros vindos do Ceará, sem qualquer tipo de inspeção sanitária.

As prefeituras de Cachoeira dos Índios e Umbuzeiro afirmam que estão adotando medidas preventivas contra a doença, como a distribuição de máscaras, o fechamento de feiras livres e a desinfecção de locais públicos. O município de Umbuzeiro recebeu quase R$ 90 mil do Governo Federal para colocar em prática essas ações. Já para Cachoeira dos Índios foram pouco mais de R$ 26 mil, de acordo com planilhas disponibilizadas pela Famup. O apelo é que, mesmo tardiamente, as prefeituras também instalem barreiras nas divisas. A população vai se sentir mais segura e agradecida e os riscos de transmissão da Covid-19 serão diminuídos.

Imagem ilustrativa da imagem Cidades da Paraíba na divisa com Ceará e Pernambuco não têm barreiras sanitárias

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp