PLENO PODER
CMCG faz sessão extraordinária para votar empréstimos e deve mudar Regimento para permitir aprovação
pedidos de empréstimos foram enviados para Executivo
Publicado em 31/03/2023 às 9:07
A Mesa Diretora da Câmara de Campina Grande convocou os vereadores para uma sessão extraordinária. Na pauta estão dois projetos do Executivo que pedem a autorização para realização de dois empréstimos junto a instituições financeiras. Um de US$ 52 milhões através de uma instituição internacional e outro de R$ 40 milhões com o Banco do Brasil. A previsão é de que a sessão aconteça às 18h de hoje.
Para aprovação o executivo precisará de 2/3 dos votos da Casa (16 votos), mas uma manobra deverá diminuir o quórum necessário.
Um outro projeto que muda o Regimento da Câmara e estabelece o quórum de 3/5 (14 votos) para aprovação de empréstimos também será votado pelos vereadores.
Na prática ele viabilizará a aprovação das matérias propostas pelo município.
A gestão municipal diz que os empréstimos irão garantir obras estruturantes para a cidade, como a recuperação da Feira Central, a abertura de novas avenidas e a melhoria em parques públicos. Por outro lado, oposicionistas questionam que as obras poderão servir de 'plataforma' política para a reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e também os riscos de endividamento para o município.
A prefeitura garante que, com o ajuste fiscal feito meses atrás, dinheiro para pagar a conta não será problema.
Comentários