icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Com apoio da maioria da bancada paraibana, Câmara aprova criação de 200 cargos no STF

A proposta, de iniciativa do próprio Supremo, contempla 160 cargos comissionados e outros 40 efetivos

Publicado em 09/07/2025 às 9:11


				
					Com apoio da maioria da bancada paraibana, Câmara aprova criação de 200 cargos no STF
(Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou, no fim da noite desta terça-feira (8), o texto-base de um projeto de lei que autoriza a criação de 200 novos cargos no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta, de iniciativa do próprio Supremo, contempla 160 cargos comissionados e outros 40 efetivos, voltados para técnicos judiciários, agentes da Polícia Judicial e servidores da área administrativa.

O texto determina que as despesas decorrentes da medida serão custeadas por meio das dotações orçamentárias já previstas para o STF no Orçamento Geral da União.

A justificativa apresentada para a ampliação segue a mesma linha argumentativa usada recentemente pela Câmara ao aprovar o aumento no número de deputados federais para a próxima legislatura: a necessidade de modernização e estruturação administrativa.

A votação contou com a participação de sete dos doze deputados federais da Paraíba. Cinco deles foram favoráveis à criação dos cargos: Aguinaldo Ribeiro (PP), Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT), Mersinho Lucena (PP) e Romero Rodrigues (Podemos). Votaram contra o projeto Ruy Carneiro (Podemos) e Cabo Gilberto Silva (PL).

Apesar da aprovação do texto principal, o processo legislativo ainda não está encerrado. Os deputados devem votar nesta quarta-feira (9) os chamados destaques — sugestões de mudança ao conteúdo original da proposta. Após essa etapa, o projeto segue para análise no Senado.

Texto: Pedro Pereira

Imagem ilustrativa da imagem Com apoio da maioria da bancada paraibana, Câmara aprova criação de 200 cargos no STF

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp