PLENO PODER
Com bolo para oposição e base, Galdino quis demonstrar força para definir campanha de 2026
Presidente teve projeto de disputar o Governo 'rifado' por caciques da base de João Azevêdo
Publicado em 27/10/2025 às 11:03

Depois de ter sido preterido e ter o seu principal projeto 'rifado' pelos caciques da base do Governo, que escolheram Lucas Ribeiro (PP) como pré-candidato ao Governo, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Rep) dá sinais de que trabalha em uma outra frente: demonstrar que o seu apoio será definidor para o desfecho do pleito eleitoral de 2026.
E foi isso o que ele quis demonstrar no fim de semana, após reunir lideranças políticas da oposição e da base do Governo.
No seu discurso, contudo, Galdino jurou que o evento não teve qualquer relação com a política. Uma tese, cá entre nós, que não convence nem mesmo os aliados mais fiéis do presidente.
A comemoração, multipartidária, teve início ainda no apartamento de Galdino, quando ele recebeu o senador Veneziano Vital (MDB), o ex-senador Cássio Cunha Lima e o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos).
Em seguida, o presidente foi para o antigo Vale do Jatobá, local das comemorações. Lá recebeu outras lideranças da oposição, como o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o deputado Romero Rodrigues (Podemos).
Horas depois, Galdino recebeu no mesmo ambiente lideranças da base do Governo. Hugo Motta (Rep), Lucas Ribeiro (PP) e Nabor Wanderley (Rep) assinaram a lista de presença na festa.
Nos bastidores da comemoração, aliados de Galdino ainda distribuíram adesivos com a frase "Vamos à luta", bem característica dos discursos do anfitrião; e os locutores, a todo instante, enfatizaram a força política do presidente.
Um encontro marcado pela divisão do bolo para oposicionistas e membros da base governista. Um retrato do pragmatismo da política paraibana nos dias atuais, onde sobram as convenciências e interesses da classe política, a depender dos cenários desenhados para 2026.
Um xadrez onde trafegar bem na oposição e na base, vale muito para barganhar espaços nos negociações que irão resultar em possíveis alianças.

Comentários