icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Com 'buraco' nas contas, prefeitura de Patos terá 4º prefeito em menos de três anos

Publicado em 20/08/2019 às 18:07 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:43

Sales Júnior alegou caos financeiro para deixar prefeitura. Ele já havia suspendido a realização do São João de Patos este ano

A tarde desta terça-feira (20) foi, mais uma vez, de 'tsunami político' na cidade de Patos, no Sertão do Estado. De forma inesperada, o prefeito interino do município Francisco Sales Júnior (PRB) renunciou à presidência do Legislativo Municipal, o que, na prática, provocou o afastamento dele do comando da prefeitura. Com a renúncia de Sales Junior, a cidade de Patos terá o quarto prefeito em pouco mais de dois anos e sete meses da atual legislatura.

O ato político tem como 'pano de fundo' o déficit nas contas públicas. Em abril deste ano, a prefeitura tinha um 'buraco' nas contas de aproximadamente R$ 50 milhões. Em uma carta, enviada à Câmara de Vereadores, Sales Júnior diz que "sinto-me com o sentimento de impotência, não pelo clima de instabilidade política e jurídica, mas devido à ausência de dotações orçamentárias já em algumas secretarias, a exemplo da secretaria de serviços públicos, infraestrutura e comprometendo o pagamento de servidores conforme informou nossa contabilidade através de alerta, e por isso não podendo mais seguir adiante sem autorização legislativa como determina o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)".

Sales vai retornar à Câmara municipal na condição de vereador. No período em que esteve à frente da gestão ele tomou medidas impopulares, para ajustar as contas. Uma delas foi a suspensão dos shows no Terreiro do Forró, durante o São João.  O novo prefeito deverá ser escolhido nesta quarta-feira (21), quando os vereadores elegerão o novo presidente da Câmara.

Três prefeitos

Sales Junior assumiu a titularidade do mandato após renúncia do então prefeito Bonifácio Rocha, em abril deste ano. Vice-prefeito de Patos, Bonifácio Rocha assumiu o comando da cidade após o afastamento do prefeito Dinaldinho Wanderley (PSDB) da prefeitura, em desdobramento à Operação Luz.

Bonifácio encontrou um ‘rombo” financeiro na Prefeitura e baixou um pacote de medidas de cortes de gastos, a exemplo da demissão de comissionados e prestadores, além de reduzir despesas com energia, água, telefone e combustível. Apesar das medidas, não conseguiu equilibrar as finanças do município. A decisão de Bonifácio, no entanto, foi motivada por pressão de adversários e também de familiares.

Com informações de Angélica Nunes, do Jornal da Paraíba ***

Imagem ilustrativa da imagem Com 'buraco' nas contas, prefeitura de Patos terá 4º prefeito em menos de três anos

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp