PLENO PODER
Com cunhado na direção do Hospital Pedro I, prefeito de Campina Grande recebe alerta do TCE sobre nepotismo
Pelo menos mais três irregularidades foram apontadas na área da saúde.
Publicado em 29/04/2021 às 14:59 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:54
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta para que o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), corrija um caso de nepotismo presente na gestão municipal. De acordo com o órgão, a situação foi identificada na nomeação do Diretor Técnico do Hospital Municipal Pedro I. Isso, porque o gestor escolhido para a unidade hospitalar é o médico Tito Livio Vieira Castro, cunhado do prefeito.
Também foi identificada a ausência de cargos efetivos e ‘comissionados’ para atender as necessidades das unidades de atenção à saúde básica e também de média e alta complexidade. No entanto, mesmo diante dessa situação, há um número alto de servidores ‘temporários’ vinculados ao Fundo Municipal de Saúde.
Por isso, o órgão recomenda que o município volte a atenção para a necessidade de rever os procedimentos de credenciamento no âmbito da Secretaria Municipal De Saúde com abertura de novos processos de contratação sem irregularidades.
O TCE também pediu a revisão situações de acumulação de vínculos públicos, a exemplo do Secretário Adjunto de Saúde, o também médico Gilney Porto.
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Campina Grande, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que o município já havia encaminhado à Corte de Contas todas as informações e documentos referentes à situação dos dois profissionais que comprovam a legalidade dos atos administrativos questionados no processo.
Por Iara Alves
Comentários