PLENO PODER
Com voto de oposicionista, Câmara de Campina Grande aprova LDO para 2026 sem previsão de emendas
Aprovação só foi possível graças ao vereador Márcio Guedes (PSB), que votou com a bancada de situação
Publicado em 24/07/2025 às 12:59

A novela em torno da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Campina Grande para 2026, enfim, chegou ao fim nesta quinta-feira (24).
O texto enviado pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), foi aprovado pela maioria dos parlamentares da cidade.
O fato novo é que a aprovação só foi possível graças ao vereador Márcio Guedes (PSB), que votou com a bancada de situação, ‘destravando’ a pauta e garantindo a maioria necessária.
O principal entrave para a apreciação do texto era a solicitação de inclusão das emendas impositivas para 2026, algo que não estava previsto na proposta original enviada pelo Executivo e aprovada nesta quinta.
A novidade na LDO — que servirá de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 — é o aumento de 10% para 30% no limite de remanejamento orçamentário permitido ao Poder Executivo municipal, sem a necessidade de autorização do Poder Legislativo.
Grande parte da bancada de oposição não se fez presente em plenário, optando em sua maioria por acompanhar a visita do governador João Azevêdo (PSB) à cidade.
As próximas horas prometem ser de duras discussões e de mudança na distribuição das bancadas da Casa de Félix Araújo.
Comentários