icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Comitê científico do Nordeste recomenda 'lockdown' para João Pessoa e Campina Grande

Publicado em 22/05/2020 às 7:28 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:11

Entidade publicou documento ontem, recomendando ampliação das medidas de isolamento devido ao crescimento de casos de Covid-19

O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Nordeste recomendou, nesta quinta-feira, que os governadores da região ampliem medidas de isolamento social e adotem o lockdown, forma mais restrita de isolamento social, em grandes cidades nordestinas de quatro estados, devido à piora da epidemia e elevada utilização dos hospitais. A indicação de medidas mais restritivas é vista como necessária em João Pessoa e Campina Grande (Paraíba), Natal e Mossoró (Rio Grande do Norte), Arapiraca e São Miguel dos Campos (Alagoas), cidades com curvas ascendentes de casos e mais de 80% de ocupação dos leitos de UTIs e enfermaria. Salvador (Bahia) está no limite de ocupação que gera a recomendação, ou seja, 80% dos leitos de UTIs ocupados.

" Esta é uma recomendação científica para os governadores e prefeitos dos estados e cidades supracitados, cabendo a esses gestores decidir pela sua implementação ou não", informa o boletim do comitê, formado pelo Consórcio Nordeste, dos governadores da região, e coordenado por Miguel Nicolelis e Sergio Rezende. O documento aponta que o sistema de saúde está próximo do colapso em Arapiraca, com 92% dos leitos de UTIs ocupados, seguidos de João Pessoa (88%) e Campina Grande (83%). Em São Miguel dos Campos, 91% dos leitos de enfermaria estão ocupados no momento.

(*** De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, divulgados ontem, os índices de ocupação de leitos de UTI são de 57% em Campina Grande e 92% na Grande João Pessoa) 

O documento lembra que o lockdown já é utilizado na região nas cidades São Luiz (MA), Fortaleza (CE) e na área metropolitana do Recife (PE). Mas, com casos crescentes e aumento de óbitos por Covid-19, o comitê alerta que toda a região precisa ampliar o isolamento social de suas populações. E a coincidência de outras doenças torna a situação ainda mais complicada. Além disso, pede a ampliação da testagem para o novo coronavírus e a criação de brigadas emergenciais de saúde.

"Em razão da continuidade de curvas crescentes de casos e óbitos em toda a região Nordeste, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus continua apoiando, de forma unânime, a manutenção e ampliação das medidas de isolamento social como única forma eficiente de reduzir o número de contágios e evitar a sobrecarga e o colapso dos sistemas de saúde. A manutenção e ampliação desta medida se faz ainda mais urgente com a constatação do aumento de casos de dengue e chikungunya em toda a região Nordeste e no resto do país", diz o documento.

O comitê ainda informa no documento que mantém sua posição contra o uso do cloroquina ou de hidroxicloroquina a todos os pacientes com Covid-19. "Em resposta à Portaria do Ministério da Saúde, publicada no dia 20 de maio de 2020, o Comitê mantém sua posição inicial, baseada em amplas evidências científicas e clínicas publicadas nas maiores revistas científicas do mundo e ratificadas pelas mais importantes instituições de pesquisas internacionais, entre as quais o National Institute of Health (EUA), a European Medical Agency (Comunidade Européia) e a Fiocruz, no Brasil, contrárias ao uso da rasil, contrárias ao uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, isoladas ou em associação com outros medicamentos, para o tratamento de qualquer fase da infecção provocada pelo Coronavírus", diz o boletim.

Por Henrique Gomes Batista, Jornal O Globo ***

Imagem ilustrativa da imagem Comitê científico do Nordeste recomenda 'lockdown' para João Pessoa e Campina Grande

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp