PLENO PODER
Contas de João Azevêdo: auditoria aponta problemas, mas tendência é de aprovação
Publicado em 13/03/2024 às 21:38 | Atualizado em 13/03/2024 às 21:57
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julga amanhã as contas de 2022 do governador João Azevêdo (PSB). A sessão está marcada para às 9h e o processo tem como relator o conselheiro Fábio Nogueira. Será a quarta vez que o órgão analisa as contas da gestão Azevêdo.
Em 2019 e 2020 elas foram reprovadas pelo TCE, mas a Assembleia Legislativa do Estado derrubou os pareceres e aprovou, posteriormente, as prestações de contas apresentadas.
Assim como os pareceres referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018, do ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Já quanto ao exercício de 2021, da gestão João, os conselheiros opinaram pela aprovação.
No processo que será analisado amanhã a auditoria apontou problemas, como o não atingimento do percentual aplicado em educação e a abertura de créditos adicionais acima dos percentuais autorizados em lei.
O parecer do Ministério Público de Contas (MPC), porém, é pela aprovação das contas.
Pelo que apurou o Blog hoje à tarde, a auditoria não considerou os recursos destinados à UEPB como gastos em educação; o entendimento de que eles devem ser considerados, contudo, já é pacificado em casos de análises de contas. “E há nos autos leis que autorizaram a abertura dos créditos adicionais”, informou uma fonte ao Blog.
Em resumo, a tendência é de que amanhã as contas de João passem sem maiores contratempos pelo TCE.
Comentários