PLENO PODER
Daniella Ribeiro se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de 1ª secretária do Senado Federal
Cargo é um dos mais importantes dentro da estrutura da Casa
Publicado em 01/02/2025 às 15:54 | Atualizado em 01/02/2025 às 16:32
A senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) foi eleita para assumir a 1ª Secretaria da Mesa Diretora do Senado Federal, posição de destaque na estrutura administrativa da Casa.
A indicação da senadora ao cargo ocorreu ainda novembro do ano passado, quando o PSD, partido da qual a parlamentar preside na Paraíba, anunciou apoio à candidatura do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à chefia do Senado, confirmando Daniella para a 1ª Secretaria.
“É com muita honra que assumo mais esse compromisso na minha vida pública, no meu mandato como primeira senadora eleita pelo meu estado, a Paraíba. Fico muito feliz em poder contribuir com a gestão do nosso presidente Davi Alcolumbre.
Davi Alcolumbre foi eleito neste sábado para a presidência do Senado pelos próximos dois anos. O amapaense recebeu contou com o apoio dos principais partidos com representação na Casa, a exemplo do PT, do presidente Lula, e do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A 1ª Secretaria é considerada o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora, logo após a presidência, sendo responsável pela gestão das atividades administrativas e financeiras do Senado. A função é frequentemente comparada à de um “prefeito” da Casa, dada sua relevância na coordenação das operações internas.
A indicação de Daniella para o cargo ressalta ainda mais o protagonismo da Paraíba no cenário político nacional, especialmente considerando que o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) deverá ser eleito em algumas horas como presidente da Câmara dos Deputados.
Daniella Ribeiro tornou-se em 2018 a primeira mulher a representar a Paraíba no Senado Federal. Anteriormente, foi deputada estadual e vereadora em Campina Grande. No Senado, destacou-se ao presidir a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) em 2020, também sendo a primeira mulher a ocupar essa posição.
Texto: Pedro Pereira
Comentários