icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Tribunal de Justiça aceita denúncia contra prefeito acusado de receber vantagem indevida

Prefeito de Soledade teria exigido parte de valores pagos pela prefeitura a empresas contratadas. Acusação é do Ministério Público da Paraíba.

Publicado em 27/04/2023 às 12:48 | Atualizado em 28/04/2023 às 17:33


                                        
                                            Tribunal de Justiça aceita denúncia contra prefeito acusado de receber vantagem indevida
Prefeito de Soledade, Geraldo Moura.

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu, por unanimidade, denúncia contra o prefeito do município de Soledade, Geraldo Moura Ramos, pela prática do crime de concussão. De acordo com o Ministério Público da Paraíba, o chefe do executivo recebeu vantagem indevida no exercício da função. O relator é o desembargador Ricardo Vital de Almeida, que entendeu haver evidências para instauração da Ação Penal.

Na denúncia, o MP alegou que o gestor, antes do início do ano letivo de 2017, convocou os proprietários de ônibus escolar alegando dificuldades financeiras e a impossibilidade de manutenção dos valores contratados, e exigiu que eles devolvessem os valores de R$ 0,50 e R$ 0,35 por quilômetro rodado (correspondentes a ônibus e vans), como condição para manter os contratos e pagamentos pelos serviços de transporte escolar contratado, condicionando a prorrogação dos contratos ao pagamento da referida quantia.

A pena pelo crime de concussão varia de 2 a 12 anos de reclusão e multa. A defesa alegou que “o fato criminoso atribuído ao gestor não existe, tratando-se de tentativa falha ao incriminá-lo, com fins meramente políticos”.

Apesar de aceitar a denúncia, o Pleno decidiu pelo não afastamento do cargo. Segundo o desembargador Ricardo Vital, não há elementos indicativos que o prefeito estaria dificultando as investigações.

Geraldo Moura se pronunciou por meio de nota. Confira:

O prefeito de Soledade Geraldo Moura Ramos informa que a recente notícia de ação no Tribunal de Justiça faz parte de um pacote de denúncias feito por um antigo aliado, que após o rompimento dissemina inverdades numa tentativa de desestabilizar a gestão municipal de Soledade.

O gestor lamenta tal atitude e destaca que é importante que o judiciário aprofunde essa investigação. Ele ressalta que acredita e confia na justiça e que durante o processo a verdade será comprovada com provas e depoimento de testemunhas.

Geraldo Moura Ramos tem se destacado pelo trabalho pelo desenvolvimento de Soledade. A lisura de seus atos e a correta aplicação de recursos públicos resultaram em todas contas da Prefeitura aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado. Ao longo dos últimos anos, a gestão tem se destacado por obras e ações que vão da saúde à infraestrutura, beneficiando a vida da população.

Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Justiça aceita denúncia contra prefeito acusado de receber vantagem indevida

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp