PLENO PODER
'Entrou mudo e saiu calado': deputado zera em discursos no Plenário da Câmara Federal em 2023
Publicado em 26/12/2023 às 12:06
Semana passada publiquei aqui no Blog um balanço sobre os gastos com Cota e Verba Indenizatória dos deputados federais paraibanos. Mas para além do uso de recursos públicos, uma outra frente precisa ser analisada: a da atuação e desenvoltura da bancada no Plenário da Câmara Federal. Afinal, o Legislativo pressupõe o debate, a capacidade de apresentar e discutir temas.
E nesse quesito um dado merece ser realçado: um dos deputados federais paraibanos, Wellington Roberto, do PL, zerou em participações em Plenário.
Conforme o site da Câmara Federal, Wellington não fez um único discurso na tribuna da 'Casa'. 'Entrou mudo e saiu calado' das sessões plenárias.
O paraibano também não foi relator de nenhum projeto em 2023, um desempenho inegavelmente aquém do que se espera de um parlamentar no Congresso Nacional.
Claro que o trabalho dos deputados não se resume aos discursos em Plenário. E Wellington sempre se destacou por ser municipalista, priorizando a destinação de recursos para as cidades onde possui atuação política. Mas não ocupar uma única vez a tribuna, nem relatar uma matéria sequer, durante todo um ano, é demais.
Na contramão de Wellington, o deputado Cabo Gilberto, do mesmo partido, foi o que mais utilizou a tribuna da 'Casa' entre os paraibanos. Ele registrou 430 participações e foi o relator de 28 matérias.
Divergentes dentro do PL, Wellington e Gilberto também tiveram atuações diferentes este ano. Novato, o Cabo entrou com todo o gás. Já Wellington, ao que parece... está despreocupado com o que está sendo discutido em Plenário.
Comentários