PLENO PODER
"É extremamente desrespeitoso com os eleitores", diz deputado sobre acordo de Galdino para ALPB
Presidente disse que decisão em apoiar Lucas passa por manter comando da Assembleia
Publicado em 01/12/2025 às 11:36

O deputado estadual Eduardo Carneiro (SD) criticou a declaração recente do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Rep), que garantiu que a Presidência da 'Casa' seguirá com o Republicanos nos próximos dois biênios. Isso seria o resultado do acordo entre Galdino e o grupo Ribeiro para apoiar Lucas em 2026.
Para Eduardo Carneiro, antecipar o cenário de uma eleição que depende do pleito de 2026 é desrespeitoso com os eleitores e também com os partidos.
"Não podemos aceitar qualquer tipo de tratativa - fevereiro de 2027. Acredito que isso é extremamente desrespeitoso com os eleitores, e também com o colegiado de deputados que vão escolher os próximos presidentes. Não posso aceitar que essa discussão seja antecipada. e decidida entre 4 paredes", disse Eduardo Carneiro, em entrevista à Rádio CBN.
Para ele, o Republicanos não pode ser o único partido da base a ser consultado.
"A partir do momento em que o Republicanos coloca um apoio, uma condicionante, desrespeitando os demais partidos da base, nos faz refletir sobre como é esse convívio com o partido. A base não se resume ao Republicanos", argumentou.
A Federação Solidariedade/PRD já anunciou apoio a Lucas Ribeiro (PP) e ao governador João Azevêdo (PSB) para o Senado, mas o segundo apoio para o Senado ainda está em aberto.
O acordo prévio entre Galdino e os Ribeiros pode dificultar uma aliança da Federação com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Rep) - abrindo espaço para um eventual apoio ao senador Veneziano Vital (MDB).
Texto: Gabriel Abdon

Comentários