PLENO PODER
Efraim promete tirar presídios de Mangabeira e define família paraibana como 'conservadora'
Senador foi o terceiro sabatinado na série da Rádio CBN.
Publicado em 15/07/2026 às 11:38 | Atualizado em 15/07/2026 às 12:00

A Rádio CBN chegou ao terceiro dia de sabatinas com os pré-candidatos ao Governo da Paraíba. O entrevistado desta quarta-feira (15) foi o senador Efraim Filho, do PL. Um dos principais temas foi a segurança pública. Sobre isso, o pré-candidato afirmou que vai tirar os presídios de Mangabeira, caso seja eleito.
Efraim sustenta que a retirada desses centros prisionais vão quebrar a concentração das facções criminosas e abrirão espaços para a instalação de novos conjuntos habitacionais em localizações mais centrais.
"Retirar os presídios de Mangabeira, isso é importantíssimo. Tem que tirar os presídios de lá, levar para áreas remotas, da própria região metropolitana, e fazer lá política habitacional. Ali em Mangabeira cabem conjuntos habitacionais. E não tem custo extra, porque o grande problema hoje dos conjuntos habitacionais, que estão sendo feitos na Paraíba, é que eles são longe. Aí você tem que chegar com equipamento de saúde, equipamento de educação, linhas de ônibus para atender, comércio" disse Efraim.
Mudança de ideologia partidária
Logo no começo da sabatina, Efraim foi perguntado sobre a sua mudança de palanque. Acontece que o atual senador, até pouco tempo atrás, assinava a agenda das gestões de Ricardo Coutinho, hoje no PT, e João Azevêdo, do PSB. Ele chegou, inclusive, a ser candidato a vice-prefeito de João Pessoa na chapa de Estela Bezerra.
Sobre isso, Efraim disse que romper com o Governo e ingressar na ala bolsonarista foi um ato de coragem. Além disso, ele definiu que a família paraibana, principalmente a sertaneja, não gosta de ser rotulada como sendo de esquerda ou de direita, mas que ela é conservadora.
"A família paraibana, ela não gosta de ser rotulada, principalmente a do sertão. Ela não quer dizer se ela é de direita, se ela é de esquerda, se ela é de centro, mas ela é conservadora. Ela quer saber o que as pessoas pensam sobre temas como aborto, drogas, liberdades. Questão da saidinha, por exemplo, questão do rigor contra o crime, do rigor contra as facções", afirmou Efraim.
Acusações contra suplente
Um outro tema da sabatina foi o caso envolvendo um dos seus suplentes, Erick Marinho, em um esquema para blindar patrimônio ligado a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS'.
Efraim declarou que mantém sua confiança em Erick Marinho e que espera que, a partir da defesa apresentada por ele, a Justiça declare a inocência do seu suplente.
"A defesa me pareceu bastante crível e acredito, sim, que quando analisada, está fase do inquérito, ele conseguirá aprovar sua inocência", disse Efraim.
Apesar de declarar sua confiança em Erick Marinho, Efraim se desvinculou totalmente do processo. Acontece também que o pré-candidato ao Governo teve um boleto, no valor de R$ 51 mil, pelo seu suplente.
De acordo com Efraim, o STF descartou que o empréstimo configure algum tipo de quebra de decoro, e que a investigação é toda em torno de Erick Marinho, se respaldando de qualquer ligação com o caso.
"No dia do pagamento do boleto, eu não estava com recurso na minha conta. Ele, que tem essa relação de suplente comigo, se dispôs a emprestar esse dinheiro. E volto a dizer mais uma vez, não é objeto de investigação. O próprio Supremo já descartou qualquer relação indecorosa nesse sentido. E volto a dizer com toda a sinceridade: fiz questão de querer devolver. Ele disse que não queria, mas estou pronto para pagar assim que foi o caso", completou Efraim.
PPP da Cagepa
Assinando hoje a agenda bolsonarista, Efraim defende uma cartilha com maior participação da iniciativa privada nos órgãos do Governo. No entanto, ele se posicionou contrário à PPP da Cagepa. Hoje, na bancada da CBN, o senador garantiu que, se eleito, vai cancelar o leilão que firmou a parceria já no primeiro dia de mandato.
Mesmo assim, ele se mostrou favorável ao modelo de parcerias público-privadas para setores governamentais, incluindo a própria Cagepa, a depender do que for especificado no contrato entre o Governo e a empresa.
Veja como foi a entrevista
Sabatinas da CBN
As sabatinas com os pré-candidatos ao governo da Paraíba nas Eleições 2026 na CBN vão acontecer de 13 a 16 de julho. A ordem dos entrevistados foi definida no mês de junho, em uma reunião com os representantes dos pré-candidatos que são de partidos com representação no Congresso Nacional.
A ordem da sabatina deve seguir o seguinte cronograma definido em sorteio:
- Cícero Lucena (MDB) - 13/07;
- Lucas Ribeiro (PP) - 14/07;
- Efraim Filho (PL) - 15/07;
- Olimpio Rocha (PSOL) - 16/07.
As entrevistas são realizadas com transmissão no rádio e também pelo canal da CBN no YouTube, a partir das 10h. Cada candidato é entrevistado por 50 minutos.
Texto: Gabriel Abdon

Comentários