icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Alexandre de Moraes

Ex-presidente deve cumprir pena em regime fechado após decisão do STF

Publicado em 25/04/2025 às 7:44


				
					Ex-presidente Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Alexandre de Moraes
(Foto: Divulgação)

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), enquanto se preparava para viajar a Brasília, onde pretendia se entregar espontaneamente à Polícia Federal.

A ordem de prisão foi determinada na noite anterior pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o esgotamento dos recursos no processo em que Collor foi condenado por corrupção.

Segundo seus advogados, Collor foi detido por volta das 4h da manhã, a caminho do aeroporto. Atualmente, ele está custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, de onde deve ser transferido para Brasília para cumprir pena em regime fechado.

Entenda a condenação de Collor

Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por envolvimento em um esquema de corrupção na BR Distribuidora, revelado pela Operação Lava Jato. De acordo com o STF, ele recebeu cerca de R$ 20 milhões com apoio dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos.

O montante teria sido repassado em troca de apoio político para indicar e manter diretores na estatal, favorecendo contratos irregulares com a UTC Engenharia.

Decisão de Moraes e recursos negados

Na noite de ontem, Alexandre de Moraes negou o último recurso da defesa, os chamados embargos infringentes, que alegavam divergências na dosimetria da pena.

O ministro considerou o recurso protelatório, já que não houve quatro votos absolvendo Collor – critério necessário para que esse tipo de apelação seja aceito. Com isso, autorizou o cumprimento imediato da pena, mesmo antes da publicação oficial da decisão.

Além de Collor, Moraes também rejeitou recursos dos empresários envolvidos. Pedro Paulo Leoni Ramos começará a cumprir pena de 4 anos e 1 mês em regime semiaberto, e Luis Amorim terá que cumprir penas alternativas.

Plenário do STF avalia decisão

Após a decisão de Moraes, o caso foi incluído em sessão virtual do Plenário do STF, com votação prevista entre 11h e 23h59 desta sexta-feira, para decidir se mantém a prisão do ex-presidente.

Texto: Pedro Pereira com O Globo
Imagem ilustrativa da imagem Ex-presidente Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Alexandre de Moraes

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp