PLENO PODER
Gaeco e PM fazem operação contra traficantes que usaram programa social para aterrorizar comunidade
Investigação do Gaeco cumpre 60 mandados de busca
Publicado em 06/07/2023 às 5:48

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar realizam hoje pela manhã uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão na Paraíba. O alvo é um esquema de tráfico de drogas.
Equipes cumprem 60 mandados em João Pessoa. Um helicóptero da PM está sendo usado durante as buscas.
A operação é resultado de investigações que revelaram que o tráfico de drogas e os crimes relacionados estariam sendo praticados por um grupo criminoso a partir da Comunidade Tito Silva, no bairro Miramar, com ramificações na comunidade Laranjeiras e nos bairros José Américo e Funcionários III.
A maioria dos mandados está sendo cumprida na Comunidade Tito Silva. Ao todo, participam quase 250 profissionais, divididos em 49 equipes da PM e GAECO. Os mandados são relacionados a 54 pessoas, em 41 endereços.
Significado do nome da Operação
INCOERÊNCIA faz referência à forma como o grupo criminoso burlou os objetivos do “Programa João Pessoa Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que oferecia aos moradores de áreas de risco duas opções: realocação para moradias oferecidas pela prefeitura ou indenização de R$ 115.000,00.
O grupo percebeu essa situação como uma oportunidade de obter retornos financeiros de forma ilícita e burlar os objetivos do programa, retirando moradores para ocupar as casas e receber as indenizações ou até mesmo alugando os imóveis desapropriados, causando medo entre os moradores que se opõem aos criminosos.

Outra ação
Ontem um mandado de busca foi cumprido em um escritório de advocacia da Capital, em uma outra operação. A investigação era capitaneada pelo Gaeco do Mato Grosso do Sul e teve como foco a atuação de advogados em ações relativas a empréstimos consignados concedidos a idosos.
Comentários