PLENO PODER
Greve na UEPB: professores decidem encerrar movimento; saiba condições
Nova proposta do Governo foi aprovada em assembleia da Aduepb.
Publicado em 05/12/2025 às 12:15 | Atualizado em 05/12/2025 às 13:09

Depois de mais de dois meses de paralisação, os professores da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb) decidiram pelo fim da greve. O movimento ocorria desde o dia 22 de setembro.
A decisão pelo fim da greve foi tomada depois da aprovação da nova proposta feita pelo Governo do Estado, resultado da reunião da mesa tripartite do dia 2 de dezembro. A assembleia de hoje estava prevista para a próxima terça e foi antecipada depois do envio da proposta.
Na nova proposta, aprovada pela assembleia, o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira foi mantido, com o parcelamento do restante do valor em 20 vezes.
Além disso, o Governo também garantiu a realização de um concurso público para o segundo semestre de 2026, que era uma das reinvindicações do comando de greve. A manutenção da mesa tripartite permanente também está na proposta.
O fim da greve foi aprovado com 77 votos favoráveis, 46 contrários e 4 abstenções.
O retorno das aulas nos oito campi da UEPB depende da reorganização do calendário acadêmico, que deve ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.
Texto: Gabriel Abdon

Comentários