PLENO PODER
Justiça Eleitoral arquiva ações e mantém mandato de vereadoras do Republicanos em Campina Grande
Ações foram movidas por um ex-candidato do partido novo e endossadas por Tatiana Medeiros, suplente do Republicanos na Câmara
Publicado em 09/04/2025 às 8:30

A Justiça Eleitoral decidiu arquivar duas ações movidas contra as vereadoras Aninha Cardoso e Valéria Aragão, do Republicanas, em Campina Grande. A decisão foi proferida pelo juiz Cláudio Pinto Lopes, da 16ª zona eleitoral do município.
As ações foram protocoladas por um ex-candidato conhecido como Pastor Índio, que recebeu apenas 28 votos nas eleições de 2024.
Os processos acusavam as parlamentares de não terem se desincompatibilizado a tempo dos cargos públicos que ocupavam antes da disputa eleitoral.
O fato inusitado se deu durante o andamento do processo, quando a primeira suplente do Republicanos, a médica Tatiana Medeiros, entrou no caso como terceira interessada, defendendo a cassação dos mandatos das vereadoras.
A atitude gerou reações internas no partido. À época, a sigla criticou publicamente a iniciativa de Tatiana e indicou a possibilidade de sua expulsão, medida que ainda pode ser discutida após o encerramento definitivo dos processos.
Em sua decisão final, o juiz Cláudio Pinto Lopes negou o pedido de inclusão da suplente no processo e homologou a desistência do autor da ação, apresentada semanas antes.
Texto: Pedro Pereira
Comentários