PLENO PODER
Justiça manda Ruy Carneiro excluir postagem contra Cícero Lucena por 'propaganda antecipada'
Decisão foi da juíza da 1ª Zona Eleitoral da capital, Silvanna Pires Brasil Correia Cavalcanti
Publicado em 05/07/2024 às 11:53
Uma decisão da juíza Silvanna Pires Brasil Correia Cavalcanti, da 1ª Zona Eleitoral, mandou o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), pré-candidato a prefeito de João Pessoa, excluir do seu perfil no Instagram uma publicação contra o prefeito da capital Cícero Lucena (Progressistas).
A publicação em questão foi feita no último dia 1° de julho e acusa a Prefeitura de João Pessoa de participar de um suposto "esquemão dos ônibus". De posse da postagem, a equipe jurídica de Cícero acionou a justiça, que entendeu se tratar de uma propaganda antecipada negativa.
Na decisão, a juíza afirmou que "a postagem realizada pelo representado em perfil de rede social [...] tem contornos de irregularidade que se amoldam ao conceito de propaganda antecipada negativa, seja pela forma ou meio empregados ou conteúdo difundido.”
Ainda na decisão, a magistrada determinou que Ruy Carneiro remova a publicação em até 24 horas. Em caso de descumprimento, o pré-candidato deverá pagar multa no valor de R$ 10 mil.
Confira a decisão na íntegra:
O Blog entrou em contato com a assessoria de Ruy Carneiro, que, através de nota, afirmou que recorrerá da decisão, e que "as soluções para os graves problemas do sistema de ônibus, que prejudicam a população de João Pessoa, precisam ser debatidas diariamente, independente de eleição."
Confira a nota completa:
"As soluções para os graves problemas do sistema de ônibus, que prejudicam a população de João Pessoa, precisam ser debatidas diariamente, independente de eleição.
A realidade tem mostrado diversas ações da gestão municipal em favor dos empresários que atuam no sistema de ônibus.
Sobre a publicação apontada pela Justiça Eleitoral, o nosso departamento jurídico vai recorrer da decisão."
Texto: Pedro Pereira
Comentários